A VIDA E A DESNECESSÁRIA NECESSIDADE DE COMPETIÇÃO!

14 de Abril

A VIDA E A DESNECESSÁRIA NECESSIDADE DE COMPETIÇÃO!

Há alguns dias, assisti uma entrevista com o jornalista Ricardo Boechat, âncora do jornalismo brasileiro pela Rede Bandeirantes de Televisão. Na referida entrevista, veiculada no canal BandNews, ele contou um episódio sobre suas duas filhas mais novas.

Segundo seu relato, elas foram matriculadas em uma escola e dentro de alguns meses, sua esposa procurou a direção questionando o método adotado para avaliação do rendimento dos alunos, em especial, no que dizia respeito às suas filhas.

O questionamento levantado pela esposa de Boechat foi em relação à preocupação de que, segundo sua visão, a escola não tornava os alunos competitivos.

A resposta dada pela direção da escola foi fantástica! A diretora afirmou que na sua escola, os alunos não eram ensinados a competir, mas a pensar “por que” têm que competir.

A partir da entrevista, fui provocado a pensar sobre a desnecessária necessidade de competição reinante em nossos dias. Evidentemente, não descarto o fato de que o mundo está cada vez mais seletivo e, portanto, há de fato a necessidade de estarmos preparados para tanto. Mas a despeito disso, creio que temos nos tornado verdadeiros “gladiadores” sem necessidade. Isto é, a vida, embora seletiva, não é e não pode ser uma competição! Sendo assim, gostaria de compartilhar alguns conselhos para uma vida menos competitiva e, ao mesmo tempo, bem-sucedida. Preste atenção:
1) Faça o seu melhor por você e nunca para provar nada a ninguém!
2) Não meça seu valor pela opinião alheia, mas pelo grau de utilidade que você consegue atingir!
3) Nunca coloque as tendências e os modismos acima de seus sonhos!
4) Não leve tão a sério a vida das pessoas nas redes sociais, pois na maioria das vezes, é tudo fachada e um retrato “plastificado” da realidade escondida!
5) Tire lições de seus insucessos e ao invés de amargar fracassos, você terá aprendizados!
6) Nunca tente se estabelecer às custas da eliminação de seus pares da sociedade. Além de ser um esforço imbecil, revela que o problema não está no outro, mas em você mesmo!
7) Tenha maturidade para divergir. Isto é, não condene ninguém por ter uma opinião diferente da sua, da mesma maneira que não deve se sentir condenado pela mesma razão!
8) Celebre a vitória de quem merece vencer!
9) Jamais celebre a derrota de quem merece ser derrotado! Tal comportamento é reprovado por Deus e revela maldade no coração. (Provérbios 24:17)
10) Lembre-se do que a Palavra de Deus nos ensina: Ame o teu próximo como a ti mesmo! (Mateus 22:39).
Muito bem, sei que o mundo atual é mesmo uma selva de pedra e que, justamente, por isso, a sociedade é caracterizada pelo individualismo egoísta (desculpe a redundância).

Mas se entendermos que é desnecessário assumir a necessidade de competir (desculpe o jogo de palavras), teremos um mundo melhor e mais, teremos, no plano pessoal, uma vida melhor e mais bem resolvida! Pense nisso e pare de competir sem sentido para ser alguém!

 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.