A MELHOR VIRADA DA SUA VIDA!

27 de Dezembro

A MELHOR VIRADA DA SUA VIDA!

Normalmente, denominamos a passagem de um ano para o outro como “virada”. Alguns preferem chamar de “réveillon” que é uma palavra francesa que significa “uma noite muito longa”, como uma alusão ao tempo em que as pessoas ficam acordadas celebrando.

Pois bem, infelizmente, para muitos é só isso, ou seja, uma noite “longa” de celebração! Embora isso seja muito bom, pois o clima de festa garante o bem-estar, a verdade é que isso é muito pouco pelo potencial que a noite da virada tem! Digo isso pela propriedade que a data oferece de fazer uma espécie de “balanço de vida”.

E este é o ponto que mais nos interessa na passagem de ano, pois uma virada, como se propõe a noite do dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro, deve provocar em nós reflexões e, principalmente, decisões. Justamente por entender a necessidade de estabelecer uma virada de verdade, gostaria de usar este espaço pastoral para fazer algumas considerações nesta reta final de ano. Ei-las:
1) Se quiser marcar a virada deste ano como a melhor de sua vida, trate seus relacionamentos como oportunidades de urgência em sua vida! Exatamente no dia 31 de dezembro do ano passado, ou seja, 2017, fiz algumas ligações para algumas pessoas que me eram mui caras! Dentre elas estava meu cunhado Pedro Marcelo Buzza. Foram poucos minutos de uma conversa muito agradável! Mutuamente, desejamo-nos um ano de 2018 feliz e abençoado. Ele era jovem, e apesar de lidar, por força do ofício pastoral, como muitas mortes o tempo todo, jamais poderia imaginar que ele morreria em maio. Aquela foi uma das últimas vezes em que falei com ele. Certamente, se soubesse que não estaria mais aqui, eu teria ficado mais tempo ao telefone com ele! Quem sabe, até sairia pela manhã para ir até à sua casa só para lhe dar um abraço! Consegue perceber o quanto nossos relacionamentos são oportunidades de urgência? Não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer pelas pessoas importantes da sua vida. Não as machuque, nem perca tempo se afastando delas por coisas insignificantes. A virada de um ano denuncia que o tempo está passando rapidamente. Pese nisso! 
2) Se quiser marcar a virada deste ano como a melhor de sua vida, seja mais decisivo em questões determinantes à sua felicidade! A era contemporânea tem sido marcada pela procrastinação, isto é, o ato ou efeito de adiar comportamentos. Pessoas afeitas à procrastinação empurram suas decisões para depois. São caracterizadas pela omissão e pela incapacidade de definir aspectos importantes em sua existência. Vão adiando por falta de coragem, e posicionamento definido. Tais pessoas não conseguem se formar em nada. Afinal, demoram muito para “dizer a que vieram ao mundo”. Têm dificuldade de fazer os ajustes necessários em sua vida. Custam a se responsabilizar pela saúde, pela família, pela carreira profissional, pela vida espiritual etc. São eternas crianças mimadas! A virada do ano está nos permitindo uma nova chance de fazer acontecer. Por isso, não deixemos para amanhã as decisões que nos competem para fazer a vida acontecer agora! Tome decisões e trabalhe para que elas sejam realidade!
3) Se quiser marcar a virada deste ano como a melhor de sua vida, anule todo e qualquer flerte com a amargura! Sei que nem sempre a vida é doce! Por vezes, somos traídos, decepcionados e ofendidos. Infelizmente, isso está fora do nosso controle! Mas a forma como vamos administrar isso em nosso coração é uma decisão nossa. Isto é, eu não posso impedir que me machuquem, mas posso decidir como vou lidar com os machucados. Pessoas amargas são aquelas que têm dificuldade de perdoar e seguir em frente. São “escravas” das frustrações. Quem vive assim é prejudicado duas vezes, ou seja, uma quando recebe a afronta e outra quando cria a raiz de amargura. Caro leitor, sua vida é curta demais para ser desperdiçada com tanta mágoa! Não contamine seus dias aqui na terra com tal infortúnio! Libere perdão e se preocupe menos com o que fazem ou deixam de fazer, com o que falam ou deixam de falar. Seja feliz e viva em paz!
4) Se quiser marcar a virada deste ano como a melhor de sua vida, aproxime-se mais de Deus! Decididamente, a distância que estabelecemos entre nós e Deus determina o grau de felicidade que viveremos. Andar próximo à Ele estabelece uma parceria que nos garante paz, vitória sobre as lutas e equilíbrio para enfrentar nossos desafios! Andar com Deus significa estar debaixo da promessa! Significa ver os sonhos realizados! Significa ter a salvação para a eternidade! Não abra mão de tal proximidade, pois é nisso que está o seu sucesso no ano vindouro! Seja-lhe submisso e deixe-o dirigir seus passos, suas palavras, ações e atitudes! Seja uma pessoa de Deus! 
Enfim, tendo em vista tudo o que foi considerado acima, temos em nossas mãos a chance de promover a maior virada da nossa história! Torná-la realidade depende de nossa decisão. Opte por fazer o ano de 2019 valer a pena! Seja feliz e tenha um próspero ano novo na presença de Deus!
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.