CARTA ABERTA AOS PAIS!

09 de Agosto

CARTA ABERTA AOS PAIS!

Há alguns anos, fui convidado por uma igreja da cidade do Rio de Janeiro para dar uma palestra cujo tema era: “O que os seus filhos gostariam que você soubesse?”. Confesso que me colocar no lugar dos filhos, embora seja o meu lugar em relação ao meu pai, não foi uma tarefa, digamos, confortável! Cheguei à conclusão de que o melhor era pensar no que os filhos precisavam de seus pais. Note que provoquei uma mudança sutil no tema, mas que fez toda a diferença! Afinal, a maior preocupação de um pai não deve ser a de satisfazer os desejos de seu filho, mas a de lhe proporcionar aquilo que ele precisa para uma vida abençoada. Partindo deste pressuposto e levando em consideração que o segundo domingo de agosto é o dia dos pais, resolvi transcrever o exercício que fiz a respeito da paternidade. 
Muito bem, colocar um filho no mundo, muitos podem fazê-lo, mas ser pai de verdade, decididamente, não é para qualquer um! É por isso que nós, os pais, precisamos assumir algumas decisões que terão a propriedade de ajustar a melhor criação que podemos aplicar aos nossos filhos. Acompanhe a seguir tais decisões:
1) TOME A DECISÃO DE JAMAIS INCORRER NO ERRO DE ADOTAR UMA “POLÍTICA” DE COMPENSAÇÃO PARA ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS COM SEUS FILHOS! Este é um erro clássico que muitos pais cometem, na medida que querem convencer seus filhos à assumir comportamentos aos quais eles resistem, como por exemplo, oferecer um brinquedo caso o filho vá à escola ou deixá-lo assistir desenho caso coma etc. Adotar tal estratégia passa para o filho a mensagem de que ele tem o poder de negociar e assim, alimenta-se um esquema perverso de vida que o torna mimado e cheio de vontades. Cuidado para não estragar seu filho!
2) TOME A DECISÃO DE SER ANTES DE COBRAR QUE SEU FILHO SEJA! Nossos filhos são, perfeitamente, capazes de questionar autoridade. Digo isso no que se refere à moral. Isto é, quando ensinamos e cobramos que nossos filhos adotem um comportamento virtuoso, estamos exigindo deles uma postura que deve ser legítima, logo eles precisarão de referências. Caso não identifiquem em nós o exemplo de virtude que lhes é requerido, não se sentirão obrigados a corresponder. Não dar o exemplo é mesmo que fingir que manda, o que, fatalmente, levará seus filhos a fingirem que obedecem. Cuidado para não estragar seu filho!
3) TOME A DECISÃO DE NUNCA VALORIZAR COISAS PEQUENAS, ELEVANDO-AS AO STATUS DE COISAS IMPORTANTES! O mundo tem, invariavelmente, a propriedade de imprimir em nós várias marcas. Algumas destas são importantes, outras, nem tanto assim. Não saber atribuir o devido valor que cada marca tem, é um erro! Por isso, jamais faça uma espécie de “tempestade” em copo d’água diante de situações pequenas. Seu filho precisa de choques de realidade. Muitas vezes damos tanta importância à pequenas coisas que deixamos nossos filhos confusos sobre o que realmente importa! Não devemos perder tempo com “pedregulhos” quando o mundo pode fazer desmoronar sobre nós “rochas inteiras”. Se você ensinar seu filho a gastar energia com coisas sem importância, quando, finalmente, ele tiver que lidar com problemas reais e sérios, não terá estrutura para tanto! Cuidado para não estragar seu filho!
4) TOME A DECISÃO DE PREPARAR SEU FILHO PARA VIDA SEM VOCÊ, AINDA QUE VOCÊ QUEIRA MUITO FAZER PARTE DA HISTÓRIA DELE, ETERNAMENTE! Infelizmente, muitos pais estão tão preocupados em ser amados e em não desagradar seus filhos que se esquecem de prepará-los para o mundo real. Tais pais superprotegem seus filhos como se no mundo real pudessem evitar frustrações, desapontamentos etc. A vida é muito dura para que desprezemos a melhor preparação! Portanto, crie seu filho para respeitar as diferenças, as regras e para ter limites. Ensine seu filho a lidar com a expressão “NÃO”. Assim, quando a vida impuser suas dificuldades, ele terá estrutura para lidar com isso sem pensar em suicídio. Cuidado para não estragar seu filho!
5) TOME A DECISÃO DE CONHECER, VIVER E ENSINAR O AMOR DE DEUS DENTRO DE SUA CASA! Alguns dos melhores exemplos que podemos dar para os nossos filhos são de ordem espiritual! Na medida que conhecemos o amor de Deus, entendemos valores que mudam a nossa visão, pois passamos a ter o domínio próprio, passamos a perdoar com maior facilidade e, o mais importante, passamos a viver dependentes de Deus para resolver nossos problemas. Cuidado para não estragar seu filho!
Enfim, embora depois de ter crescido eu tenha perdido o medo de monstros, sei que eles existem e são, facilmente, identificados nos filhos malcriados! Cuidado para não estragar seu filho, tornando-o um monstro da vida real! Afinal, pais de verdade não querem isso para seus filhos! Pense nisso e feliz dia os pais! 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.

 

ESPAÇO EMPRESARIAL