AYRTON SENNA DO “BRASIL” E A VELOCIDADE DA VIDA!

22 de Março

AYRTON SENNA DO “BRASIL” E A VELOCIDADE DA VIDA! 

Provavelmente, você já ouviu falar em Ayrton Senna. Era conhecido como Ayrton Senna do “Brasil”, porque assim o narrador Galvão Bueno da Tv Globo anunciava suas vitórias em corridas de carro.

Na história está marcado como um tricampeão mundial de automobilismo na categoria mais importante e mais badalada, a Fórmula 1!

Nessa mesma categoria teve ainda dois vice-campeonatos em 1989 e em 1993, respectivamente, além de outros campeonatos em categorias menores do mesmo esporte.

Era uma figura emblemática pelo seu carisma, sua competitividade e sua integridade! Foi responsável por fazer a alegria de muitos brasileiros nas manhãs de domingo em dias de corrida. Infelizmente, foi morto em um fatídico acidente no Grande Prêmio de Ímola na Itália em 1 de maio de 1994, embora sua morte tenha sido decretada no Hospital Maggiore de Bolonha, algumas horas depois.

A curva na qual Ayton Senna passou direto se chocando contra o muro, tinha nome conhecido e temido entre os pilotos de Fórmula 1! Chamava-se “Tamburello”. A perícia apontou problemas com a “coluna” ou barra de direção de seu Williams, o que tornava impossível controlar o carro, mesmo para um piloto tão experiente àquela velocidade.

Inicialmente, o carro estava a cerca de 300K/h sendo reduzido por ele para cerca de 200km/h depois que identificou o problema. O que, convenhamos, ainda era uma velocidade muito grande para evitar o pior! No último dia 21 de março de 2018, Ayrton Senna faria 58 anos de vida. Todas essas informações vieram à tona e suscitaram muitas homenagens, diga-se de passagem, merecidas!

Aproveito tal momento para de maneira análoga ao acidente que ceifou a vida de um dos maiores ícones do esporte brasileiro e mundial, para destacar algumas lições que precisam ser indicadas à todos nós, pois, a velocidade da vida, ao contrário do que muitos podem pensar erroneamente, não diz respeito apenas à um piloto de Fórmula 1. Dize respeito à todos nós. Preste atenção:

 
1) À exemplo de Ayrton Senna, nossa vida é muito rápida! Sei que soa repetitivo fazer tal declaração, mas ela é tão importante que merece ser lembrada sempre! Sendo assim, certifique-se de que você está na estrada ou na “pista” certa.
2) À exemplo de Ayrton Senna, nossa experiência pode não ter o poder de nos poupar da morte! A Bíblia diz que não devemos confiar no próprio entendimento (Provérbios 3:5). Sendo assim, confie no sustento que vem de Deus!
3) À exemplo de Ayrton Senna, a “barra” de direção da nossa vida pode quebrar. Por isso, cuidado para nunca acreditar que o controle de sua história está em suas mãos! Análises periciais indicaram que o maior problema no acidente estava na barra de direção. Ela se quebrou na hora mais importante de toda a carreira de Senna! Isso mostra o quanto a direção que temos nas mãos é vulnerável! O melhor que temos a fazer é confiá-la ao Senhor que tem absoluto controle de tudo!
4) À exemplo de Ayrton Senna, devemos nos lembrar que a estrada da vida tem muitas curvas! Algumas mais, outras menos perigosas, mas sempre com curvas! Isso significa que temos que nos preparar para as adversidades (Curvas em nossa história). Nem sempre a vida é fácil como dirigir em linha reta. Muitas vezes seremos obrigados a fazer manobras perigosíssimas e que demandam atenção, cautela, habilidade e, acima de tudo, a certeza de que Deus não vai nos desamparar, pois acidentes fatais acontecem. Muitas pessoas têm batido nos muros da “pista” da vida sem estarem preparadas para acidentes fatais. Tal preparação tem a ver com a certeza da companhia de Jesus!
5) À exemplo de Ayrton Senna, nem sempre teremos uma segunda chance para fazer de novo! Nos treinos para definir o Grid de largada da prova, alguns pilotos sofreram acidentes que, Graças ao bom Deus, não resultaram em morte. Inclusive o piloto brasileiro Rubens Barrichello. Estes tiveram uma segunda chance. Já Senna, não contou com o mesmo privilégio. Nós também estamos em uma prova arriscada chamada vida que pode terminar sem mais nem menos, tirando de nós uma segunda chance.

O que você tem feito com as chances que tem? Lembre-se de que pode não haver novas oportunidades. Sendo assim, não deixe pendências. Cuide para que sua história fique marcada de maneira positiva. Viva cada momento como se fosse o último. E o mais importante: trate sua vida com Deus!
Enfim, como bem disse Roberto Cabrini, à época repórter da Rede Globo de Televisão: “Morreu Ayrton Senna da Silva… Uma notícia que a gente nunca gostaria de dar.” Definitivamente, eu não tenho a mesma competência do referido jornalista, mas sou obrigado à dizer que um dia alguém noticiará a sua morte, mesmo que seja uma notícia que ninguém gostaria de dar. Pense nisso e morra depois de ter vivido de verdade! E mais, morra para viver na eternidade com Jesus!

 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.