Melhorias sendo feitas na barragem do turvo para captação de água sem barro

Obras de manutenção e de melhorias no serviço de captação de água bruta para o tratamento em Mantena já iniciaram. Procedimentos para tentar captar uma água sem barro foram iniciados na barragem do Turvo.

Antes porém é bom lembrar que as consequências e os transtornos provocados pelas últimas chuvas fortes que atingiram principalmente as cabeceiras (captação de água), vem afetando diretamente a colega de água para o tratamento, pois o barro e a lama vem assoreando as barragens de captação.

A barragem da Serra Branca foi a primeira a ser atingida anos atrás ficando completamente bloqueada. A degradação ambiental, desmates e os manuseios errados feitos em propriedades rurais acima das captações vem acelerando o processo de assoreamento das nascentes, córregos, rios e por consequência as barragens de capação estão completamente tomadas pelo barro.

Um trabalho de reversão deste quadro demandará muito tempo, no entanto uma equipe do SAAE já iniciou na última semana a instalação de novos registros e tubulação na barragem do turvo, com o objetivo de melhorar a qualidade da água captada e levada até a ETA para o tratamento e distribuição.

O novo sistema fará a captação da água cerca de um metro e meio acima do local que é captado atualmente, isso para evitar que o barro acumulado no fundo da barragem seja coletado. Com este procedimento, paralelamente descargas serão promovidas no local, com o objetivo de tentar limpar de forma rápida e eficiente o barro que está acumulado próximo à barragem.

São melhorias que proporcionarão um alivio no sistema de tratamento, minimizando a alta turbidez que vem chegando na ETA. No entanto, já estão sendo estudadas formas para que em médio prazo as barragens sejam limpas, com o barro e a lama sendo retirados do local por maquinário, no entanto isto demanda recursos, projeto e uma avaliação técnica que segundo informações irão acontecer.