Mantena: SAMU já é uma realidade na cidade, disque 192

O tão sonhado Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, já é uma realidade e está funcionando e atendendo a população mantenense.

O cidadão mantenense já percebeu a circulação de um veículo ambulância com a inscrição SAMU 192 circulando pela cidade e região.

Para quem não conhece, é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O objetivo é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.

Nesta primeira fase, em Mantena, a equipe conta com uma ambulância, uma técnica de enfermagem e um socorrista.

Nos próximos meses a unidade estará completa, com um médico e duas enfermeiras.

Em Mantena alguns atendimentos já estão sendo feito, como por exemplo na última semana, quando uma gestante que desmaiou no centro da cidade foi socorrida de imediato pelo SAMU e encaminhado para o hospital São Vicente de Paulo. (com informações:mantena.mg.gov.br).

ESPAÇO EMPRESARIAL