Mantena: Estiagem já provoca diminuição na oferta de água

A Estiagem que enfim chegou sobre a região de Mantena (como acontece sempre neste período), já está alterando a vazão dos córregos e nascentes que abastecem os reservatórios de coleta de água bruta para o tratamento.

Mesmo com uma estiagem mais branda este ano, em relação há anos anteriores, já percebemos que a vazão, principalmente do córrego São Francisco (que corta a cidade), apresenta significativa queda.

A chuva fina não resolve o problema, apenas com uma chuva volumosa é que as condições seriam revertidas, no entanto esta situação ainda não aconteceu a partir do 2º trimestre, favorecendo a redução na oferta de água bruta.

Na foto podemos ver as condições atuais da Barragem do córrego Frio, uma das captações do SAAE para o tratamento e distribuição de água à população. A água já não está mais passando sobre o vertedouro.

Como o sistema de captação do SAAE é composto de três barragens, a cidade ainda possuiu uma reserva, que deve suportar a demanda até a chegada da temporada de chuvas.

No entanto é bom salientar que, em contato com a responsável pela Estação de Tratamento de Água em Mantena, a redação do portalmantena foi informada que a grande preocupação no momento é justamente o consumo de água que vem aumentando, ou seja, além da oferta de água para o tratamento começar a diminuir, o consumo vem crescendo e isso é preocupante.

A população deve contribuir neste momento de seca, evitando o desperdício, pois as consequências de um racionamento todos sabem quais são.

ESPAÇO EMPRESARIAL