Mantena: Atenção, Umidade do Ar chegou a 29% nesta quinta

Os índices da Umidade relativa do ar vem caindo nos últimos dias em Mantena, graças ao tempo seco, falta de chuvas, frio e o sol forte. Trata-se de um fenômeno comum em nossa região quando chega o inverno, deixando o clima com aspecto seco e preocupante, principalmente para a saúde.

Em Mantena na tarde desta quarta-feira (8), a umidade chegou a 33%, no entanto, voltou a cair na tarde desta quinta-feira dia 09 de Julho, chegando a níveis de 29% de acordo com a medição feita pela Estação Meteorológica Automática instalada na ETA/SAAE.

Este índice é considerado preocupante, quando se sabe que o ideal, de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, é que varie entre 50% a 80%, desta forma, quando os níveis estão entre 20 a 30% as regiões entram em “Estado de Atenção”.

A baixa umidade do ar acaba interferindo na saúde do cidadão, deixando a garganta irritada, o nariz pode sangrar e quem tem doenças respiratórias (como rinite e asma), podem sentir os sintomas, além de dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada.

Baixa umidade do ar deixa também o sangue mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias.

Mesmo quando a temperatura sobe, o ar seco faz seus estragos, pois acelera a absorção do suor pelo ambiente e resseca a pele.

Desta forma, a precaução é não se expor ao sol, evitar exercícios físicos ao ar livre no período de sol, umidificar ambientes e fazer o uso de bastante líquido.

ESPAÇO EMPRESARIAL