Mantena: Evento marca inauguração da 1ª etapa do prédio da APAC

Fonte/fotos:TJMG

A comunidade mantenense deu um importante salto para o aprimoramento da Justiça criminal ao inaugurar no último domingo, dia 28 de Junho, a primeira etapa da obra de construção da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) da comarca.

A entidade tem um método de trabalho que prima pela humanização do cumprimento das penas.

O primeiro bloco inaugurado — um prédio que irá abrigar a área administrativa da unidade —, assim como uma segunda edificação, cuja obra deverá ser concluída dentro de dois meses, foram financiados pelo Judiciário mineiro, por meio de recursos oriundos de penas pecuniárias.

O valor total repassado foi de R$ 800 mil.

Várias autoridades representantes do executivo, legislativo e judiciário, estiveram presentes neste evento.

“A criação de uma Apac é sempre bem-vinda em uma sociedade que prestigia a dignidade da pessoa humana. Estamos tentando sair de uma tradição de banimento dos condenados para uma época de resgate do ser humano, e a Apac tem uma ótima metodologia nesse sentido”, avaliou o desembargador Júlio Cezar Guttierrez, que representou na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais.

Ao discursar na solenidade, o juiz David Miranda Barroso, da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Mantena, ressaltou sua alegria com a presença do desembargador Júlio Cezar Guttierrez no evento.

“À frente do GMF, ele tem exercido relevante função no combate ao coronavírus, destinando verbas pecuniárias para inúmeros hospitais e outras entidades de saúde de toda Minas Gerais, dando a contribuição do Judiciário mineiro para o enfrentamento da pandemia”, observou.

A Apac de Mantena terá um total de três blocos, construídos em um terreno com área de aproximadamente 25 mil metros quadrados.

O primeiro bloco é o centro administrativo, inaugurado no domingo; o segundo, já em construção, será destinado ao regime semiaberto e terá 60 vagas; e o terceiro bloco, para o regime fechado, terá capacidade para 40 pessoas. (fonte/fotos:TJMG)

ESPAÇO EMPRESARIAL