Mantena: “Não temos suspeitos de Coronavírus”, diz Secretário

Combatendo às Fakes News que surgiram nas últimas horas, de que em Mantena já estariam surgindo casos do Coronavírus, o secretário municipal de Saúde, Sr. Ocimar Rufino se pronunciou na manhã desta quarta-feira (18).

A resposta do secretário foi direta e esclarecedora, “Em Mantena, por enquanto, hoje dia 18 de março às 11h07’ não temos casos suspeitos do Coronavírus na cidade”.  

De acordo com o secretário, todos os esforços estão sendo feitos no sentido de preparar o município para encarar o problema de frente, caso seja necessário, no entanto a colaboração do cidadão mantenense é fundamental nesta hora.

O secretário informou que várias medidas estão sendo adotadas, entre elas o aumento no horário de atendimento em 4 unidades de saúde que dão suporte ao município.

Haverá também a divulgação de um número de telefone que funcionará para atender as pessoas em busca de informações. Neste atendimento uma enfermeira estará sempre à disposição para tirar dúvidas e oferecer informações importantes. No município foram suspensas as atividades dos Grupos da 3ª idade, justamente para que este grupo de risco fique em casa, evitando aglomeração e circulação desnecessária.

O Atendimento de grupos do CAPS também foram suspensos, e seguirão sendo monitorados em casa. Todas as medidas preventivas para diminuir o fluxo de pessoas está sendo tomada em prevenção ao Coronavírus.

De acordo com Ocimar, caso o vírus chegue ao município, o paciente que precisar de uma UTI, será direcionado para a regional Governador Valadares, e está tudo sendo programando antes da provável chegada do vírus. Ocimar insiste no pedido de colaboração,

“Pedimos o apoio da população para que colabore, seguindo as orientações, mantenha-se em casa, evite circulação e aglomeração de pessoas”. Ainda de acordo com o secretário, o serviço de saúde em Mantena está seguindo as orientações do Governo do Estado, sob a supervisão da Regional.

Os agentes comunitários de saúde irão sair visitando os imóveis na cidade, pedindo para que as pessoas permaneçam em casa, além é claro, levar informações sob como se prevenir contra o vírus.

“Estamos tomando medidas sanitárias para orientar os estabelecimentos comerciais onde existe grande circulação de pessoas. A previsão é que estamos apenas no início do pico desta doença e pode ainda durar até junho 2020”, disse Ocimar.

O secretário salientou ainda que o momento não é momento de abraço, evite contato de mão, dar beijinho no rosto, desta forma evitaremos a proliferação do vírus e o cuidado com si mesmo.

E os idosos, esta faixa etária acima dos 60 anos, que ouçam as orientações, fiquem em casa, evite a circulação e a presença em locais onde há aglomeração de pessoas.

“A orientação é que neste momento não se faça nenhuma atividade, grandes eventos, aglomeração de pessoas, proteja sua saúde, vamos nos recolher em oração pela nossa cidade, pelo nosso país, pelos países, vamos pedir a Deus o livramento. Somos cristãos e acreditamos em um Deus que tem poder.

A nossa situação está tranquila hoje, estamos nos prevenindo, equipando nossa equipe para que o vírus não chegue. Foram suspensas as aulas em Mantena, e o momento agora é de prevenção. Use o SUS e os PSFs em Mantena no caso de extrema urgência, de urgência mesmo.

Foi feito um decreto com validade até 30 de março, suspendendo as aulas e atividades em grupo, programas onde existem a aglomeração de pessoas, e esse retorno vai depender de como estará a situação nesta data.

O sistema de saúde está se preparando para quando tivermos registros positivos de infectados. Vamos criar um boletim informativo e disponibilizar para a comunidade, para que todos saibam o que está acontecendo no município de Mantena”, concluiu o secretário de Saúde de Mantena, Ocimar Rufino.

ESPAÇO EMPRESARIAL