Mantena: Preço da carne bovina subiu e pode subir mais

O consumidor mantenense já está sentindo no bolso o aumento rápido e exagerado que a carne bovina está revelando aos brasileiros neste mês de Novembro.

Segundo informações o preço disparou quase 20% nos últimos dias, um recorde histórico no Brasil, puxado para cima pela estiagem, aumento das exportações, abertura ao consumo Chinês e ainda o aumento da demanda interna.

Para se ter uma idéia, a arroba do boi gordo cotado na quinta-feira dia 14 de Novembro chegou à R$ 199,25 segundo o CEPEA- Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, e segundo o envolvidos no ramo, a tendência é de continuar a aumentar o preço da arroba, pelo menos até o primeiro semestre de 2020, assustando o consumidor mas reforçando o caixa do pecuarista, pois com a cotação do mercado externo as exportações devem aumentar ainda mais, batendo novos recordes como os registrados em Outubro deste ano com quase 190 mil toneladas de carne bovina.

De acordo com a ABRAFRIGO – Associação Brasileira de Frigoríficos, só nos seis primeiros dias úteis deste mês de Novembro, já haviam sido exportadas mais de 37 mil toneladas.

Resumindo, o consumidor mantenense pode ir se preparando pois o preço da carne bovina e até mesmo da carne suína e aves, devem ficar salgados neste final de ano, isso sem falar com nos reajustes que já estão acontecendo e que podem se repetir semanalmente.

ESPAÇO EMPRESARIAL