BSF: Câmara quer acabar com o uso de copos descartáveis

Com uma estimativa de utilizar mais de cinco mil unidades de copos descartáveis, tanto para água ou café, a Câmara Municipal de Barra de São Francisco pretende abolir de forma gradativa, o uso deste tipo de recipiente confeccionado a base de derivado de petróleo.

A medida acontece quando se comemora a Semana Nacional do Meio Ambiente, uma ação de conscientização voltada ao descarte e consumo responsável do plástico já adotada por outros poderes, deverá alcançar vereadores e funcionários, além de visitantes a sede do Poder Legislativo.

Estima-se que em média, sejam utilizados cerca de 1.000 unidades por semana. Grande parte dos copos descartáveis disponibilizados para visitantes, nem sempre acabam nas lixeiras dispostas pela estrutura física. Muitos buscam se beneficiar dos bebedouros, usando os copos que acabam indo parar no meio das ruas e assim, contribuindo para a possibilidade de indiretamente estarem contribuindo para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Juvenal Calixto Filho, argumentou que ao assinar a portaria que restringe a utilização desses recipientes, tem a intenção de despertar na população a adoção de medidas alternativas que visem contribuir com o meio ambiente.

Juvenal enfatizou que além de proporcionar uma relativa economia para a casa, o não uso do copo descartável vai diminuir a possibilidade de surgimento de focos do aedes aegipty, quando estes recipientes acabam descartados de forma irregular.

A medida ainda visa oferecer aos funcionários, copos e canecas de vidro e porcelana, os quais serão utilizados tanto para serem servidos café e água potável.

Em caso de sessões especiais, solenes e eventos de grande concentração de pessoas, havendo a necessidade dos descartáveis, acontecerá mediante alertas e comunicados a serem disponibilizados próximos dos bebedouros, orientando os usuários a efetuarem o correto descarte dos mesmos. (fonte: barradesaofrancisco.es.leg).

ESPAÇO EMPRESARIAL