BRASIL E ALEMANHA – MUITAS LIÇÕES PARA TIRAR!

28 de Junho

Brasil e Alemanha – MUITAS LIÇÕES PARA TIRAR!

Cerca de 4 anos atrás, o Brasil viveu um dos maiores constrangimentos da história do futebol mundial! Numa semifinal de copa de mundo fomos eliminados de maneira vexatória em pleno Mineirão! Evidentemente, o resultado deve ser encarado como futebol, apenas. Mas a verdade, é que aquela derrota mexeu com os brios do Brasileiro.

A expectativa pela vitória da copa do mundo em casa era grande e o placar de 7 para a Alemanha e 1 para o Brasil sepultou qualquer chance de avançar à final e ser campeão.

Durante um bom tempo, ficamos nos comparando ao time oponente e acreditando que tudo o que fazíamos aqui estava defasado, sem qualidade e improvisado. Uma completa desorganização dentro e fora de campo. Inclusive, avaliamos outras áreas além do futebol em comparação com o país europeu em questão.

Agora, como se fosse ironia do destino, 4 anos depois, os dois times entraram em campo para decidir a sequência em mais uma edição da copa de mundo que acontece na Rússia. Embora o confronto não tenha sido direto, a verdade é que os jogos que envolviam as duas equipes no mundial ontem, mexeram conosco.

Por um lado, o alívio pela classificação do Brasil contra a Sérvia. Por outro, um certo sarcasmo pela eliminação, ainda na primeira fase, dos atuais campeões mundiais que foram nossos algozes naquele, fatídico, 7×1, para a inexpressiva Coreia do Sul.

Tal cenário abre espaço para uma série de lições que merecem nossa atenção e que servem para nossa vida. Lições que destaco a seguir:
1) Quando tudo dá certo, não quer dizer que tudo esteja certo;
2) Quando tudo dá errado, não quer dizer que esteja errado;
3) Normalmente, quem faz o melhor trabalho, aumenta, enormemente, as chances de vencer na vida;
4) Não devemos confiar apenas no que foi feito no passado, afinal, cada momento traz consigo os seus desafios particulares. Não é interessante como tanto o Brasil quanto a Alemanha confiaram no que fizeram no passado quando contabilizaram seus respectivos vexames?
5) Não devemos subestimar nenhuma variável em nosso caminho. Tudo é importante e deve ser considerado; 
6) Nunca devemos celebrar a derrota do outro. Afinal, nós também estamos sujeitos a falhar mais cedo ou mais tarde;
7) Quando cairmos, não devemos nos acostumar com o “chão”. É preciso reunir forças para avaliar o que deu errado e consertar para, futuramente, fazer diferente e melhor;
8) Não podemos deixar que os fantasmas da derrota sejam mais fortes do que a força de vontade para dar a volta por cima.
9) Devemos entender que a única maneira de seguir em frente, depois da queda, é olhando para cima, pois quem vive olhando para baixo, vive tropeçando. Na minha aplicação, olhar para cima significa olhar para Jesus que nos estende Sua forte mão e nos permite reconstruir o que foi destruído na derrota!
Muito bem, à essa altura, você já percebeu que esta pastoral não é, apenas sobre futebol, mas sobre a vida. E o que, definitivamente, não podemos nos esquecer é que apesar dos tropeços e eventuais ferimentos das derrotas, a cada dia novo, temos a chance de reescrever nossa história. Para não errar novamente, o melhor a fazer é buscar quem possa nos dar uma nova proposta de vida.

Este responde pelo nome de JESUS! Pense nisso, e deixe a derrota para trás! Levante a cabeça se torne, em Cristo, mais do que vencedor! (Romanos 8:37).

 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.