SER PASTOR SÓ VALE A PENA, SE FOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!

07 de Junho

SER PASTOR SÓ VALE A PENA, SE FOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS!

O segundo domingo de junho é separado para comemoração do “dia do pastor batista”. No meu coração não há a menor dúvida do tamanho do privilégio que se constitui em tal missão! No entanto, sou obrigado a admitir que poucas atividades laborais são tão depreciadas quanto a pastoral! Em parte, por uma espécie de preconceito de pessoas desinformadas e críticas, por natureza. Entretanto, na maior parte, por irresponsabilidade e desvio de caráter de muitos “pastores” que, literalmente, queimam a imagem da classe perante a sociedade. Por essa razão, gostaria de usar este espaço público, que coincidentemente chamo de pastoral, para indicar o conceito que a Bíblia no ensina acerca desse, repito, honroso ministério! O parâmetro é a palavra de Jesus, na qual afirma em João 10:11 “Eu Sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas”. É com base neste texto que SER PASTOR SÓ VALE A PENA, SE FOR SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS! E para tanto, algumas posturas são necessárias como indico a seguir:
1) Um pastor segundo o coração de Deus jamais trabalha pelo dinheiro. Seu compromisso é abençoar vidas! Começo por essas declarações porque, infelizmente, muitos líderes religiosos fizerem da fé um “grande negócio”! Seu maior objetivo é o enriquecimento pessoal. Isso não tem nada a ver com propósito pastoral! 
2) Um pastor segundo o coração de Deus sabe o limite entre a discordância e o desrespeito! Um pastor de verdade nunca faz de suas convicções, armas radicais para atacar a moral, a crença ou o posicionamento de quem dele discorda. Ele parte do pressuposto bíblico que está Provérbios 18:19 que diz que o coração ofendido resiste mais do que uma fortaleza.
3) Um pastor segundo o coração de Deus prega a Bíblia e nunca ideias vazias! Infelizmente, estamos vivendo uma crise nos púlpitos das igrejas ditas cristãs, pois estas têm mensagens vazias e cheias de modismos. Pregadores estão se transformando em “homens show”. São cheios de técnicas para ludibriar seu público com uma conversa convincente e distorcida, mas que não tem base bíblica.
4) Um pastor segundo o coração de Deus tem compromisso com a verdade! Jesus foi muito feliz ao afirmar: “…e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”. A verdade está ligada à Bíblia, portanto, nada pode se sobrepor em relação à Palavra de Deus! Nem a tradição religiosa, nem as estratégias humanas, nem as opiniões. Pastor comprometido com Deus não negocia a verdade bíblica em nenhuma circunstância!
5) Um pastor segundo o coração de Deus reconhece, na prática, a responsabilidade que pesa sobre seus ombros! Trabalha com afinco para fazer o seu melhor e para ser instrumento nas mãos de Deus. Cuida de suas ovelhas com amor e zelo. Não lhes faz, necessariamente, o que elas querem, mas o que elas precisam.
6) Um pastor segundo o coração de Deus cuida do próprio nome para que o nome de Jesus seja exaltado em sua vida! Trato aqui de caráter! Pastor de verdade tem caráter comprometido com a retidão, com a honestidade, com a confiabilidade e com a respeitabilidade. Logo, cuida para que sua imagem não fique desgastada e mal falada na “bocado povo”.
7) Um pastor segundo o coração de Deus sabe que a Obra não é dele, mas do Senhor! Fico intrigado com afirmações do tipo: “Igreja Tal, ministério tal”. Fala sério! A igreja é de Cristo e o ministério é dEle também, pois Ele mesmo afirmou: “…sem mim nada podeis fazer”. Um pastor de verdade nunca reivindica fama e reconhecimento para si. Pelo contrário, trabalha para que sua imagem esteja escondida atrás da cruz de Cristo, que é o único pastor que importa! 
Pois bem, no dia do pastor, o melhor que podemos fazer é lembrar que as honras devem ser de Deus. Se você não é pastor, ore para que pessoas como eu não se exaltem, mas antes, exaltem, APENAS, o nome de JESUS, o verdadeiro pastor! Se você é pastor, deixe Jesus aparecer na sua vida falando pouco de si mesmo, nada dos outros e muito de Deus! Às estes, eu dou os parabéns, por não serem nada além de servos do Supremo Pastor JESUS!

 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.