ATENÇÃO: PESSOAS RECALCADAS FAZEM MAL À SAÚDE!

24 de Maio

ATENÇÃO: PESSOAS RECALCADAS FAZEM MAL À SAÚDE!

A expressão “RECALQUE” foi cunhada por Sigmund Freud em 1895. Sua proposta original era nomear um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu.

O conceito indica uma espécie de “redirecionamento” das aspirações, desejos e instintos para o inconsciente. Olhando por esse aspecto, o “recalque” não é, necessariamente, um mal, pois o mecanismo pode se dar em nossa vida sem quem sejamos recalcados.

Isto é, uma coisa é redirecionar aspectos que vão contra nossa cultura moral para o inconsciente e, justamente por isso, ficarmos bem resolvidos na vida. Outra coisa é recalcar desejos, aspirações, e, atém mesmo, instintos e ficarmos mal resolvidos na vida. Estes são os recalcados.

A expressão ganhou uma conotação popular fugindo do sentido original que o “pai” da Psicanálise, Freud, pensava. Segundo o senso comum, tal expressão passou a denotar a incapacidade de lidar com o sucesso alheio, uma vez que as pessoas chamadas “recalcadas”, nesta esfera, são consideradas incompetentes para alcançar sucesso.

Logo, segundo esta visão, as pessoas “recalcadas” nutrem uma espécie de “inveja” em relação à quem é bem-sucedido em alguma área da vida. Seja no sentido psicanalítico ou no sentido comum, o fato é que uma pessoa recalcada é, invariavelmente, um poço de frustrações.

Não há realizações e liberdade para ser feliz. Logo, pessoas recalcadas fazem muito mal à saúde, pois elas têm a propriedade de estragar qualquer ambiente social, afinal, são, via de regra, moralistas ao extremo. Pensando nisso, gostaria de destacar algumas razões pelas quais devemos tomar cuidado com pessoas recalcadas, inclusive, tais princípios servem para que tratemos o recalque com seriedade em nossa própria vida. Sendo assim, preste atenção:
1) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque são, extremamente, exigentes!
2) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque se acham melhores e mais próximas da perfeição do que a grande maioria!
3) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque reclamam, ofensivamente, de tudo ou de quase tudo!
4) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque são muito duras em suas críticas!
5) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque são covardes em seus julgamentos!
6) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque tendem a se transformar em invejosos inveterados!
7) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque são infelizes, cultivando uma rigidez na administração de suas atividades e emoções!
8) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque são insatisfeitas, uma vez que não conseguem realizar seus desejos!
9) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque são resistentes ao perdão, pois se julgam tão superiores que não toleram o erro dos outros!
10) Pessoas Recalcadas fazem mal à saúde porque têm dificuldade de conversão espiritual, uma vez que acreditam que são tão boas que não precisam se consertar com Deus!
Muito bem, pessoas recalcadas são um mal que assola a sociedade! Deus nunca pensou tal condição para o ser humano. Ao contrário, Deus quer pessoas realizadas e satisfeitas.

Pessoas que reconhecem sua imperfeição e, justamente, por isso, trabalham para melhorar. Pessoas saudáveis, emocionalmente, são pessoas que vibram com as próprias vitórias e com a vitória de seus pares. Isto é, são aquelas que querem o melhor para si e para as pessoas que as cercam. Pense nisso e cuidado para não adoecer como um recalcado mal-amado! Isso faz mal à saúde!

 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.