Deputado consegue Hemodiálise para São Francisco e beneficiará região

Um antigo pesadelo da população da região Noroeste do Espírito Santo está chegando ao fim: a maratona que pacientes de hemodiálise têm que fazer no mínimo três vezes por semana para Colatina ou Vitória a fim de obter tratamento. 

Ainda em 2018, a cidade de Barra de São Francisco vai ganhar um moderno serviço de hemodiálise, foi o que garantiu o secretário de Estado de Saúde do Espírito Santo, Ricardo Oliveira, ao receber em audiência o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) e o prefeito Alencar Marim (PT).

O deputado pediu a audiência para levar a reivindicação oficial do município e o secretário assegurou que, se as lideranças regionais conseguirem um investidor para instalar a infraestrutura de tratamento, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo contrata os serviços e garante, portanto, o funcionamento da central de atendimento.

“Esta é a melhor notícia que poderíamos ter nesse momento, porque o sofrimento da população é muito grande. Diariamente, as pessoas têm que se deslocar para Colatina ou Vitória para fazer hemodiálise. Isso é acrescentar dor a quem já sofre com o problema de saúde.

Agora, vamos em buscar dos investidores, porque o secretário garantiu que o Estado vai comprar os serviços de que instalar o Centro na cidade”, disse Enivaldo dos Anjos.
A notícia interessa não apenas à população da região Noroeste, mas também os pacientes do leste de Minas, pois o serviço é prestado através do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com Enivaldo, o secretário ficou sensibilizado diante da demanda de pelo menos 120 pacientes que fazem hemodiálise somando Ecoporanga, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Águia Branca e Mantenópolis, além de pelo menos 50 outras pessoas do leste de Minas, nos municípios próximos à divisa de Estados e que utilizam os serviços oferecidos no Espírito Santo pelo SUS. 

O prefeito Alencar Marim (PT) pediu o apoio do deputado para lutar pelo serviço de hemodiálise na própria cidade e anunciou, ao lado de Enivaldo, que a Prefeitura vai ceder o prédio para o médico ou grupo que aceitar o desafio de oferecer a hemodiálise em Barra de São Francisco. “É a contrapartida para compensar o investimento”, disse Alencar. “E isso vai beneficiar não apenas a nossa população, mas de toda a região”.

Outra reivindicação levada pelo deputado e o prefeito já será atendida até o final deste mês de março, conforme assegurou o secretário Ricardo Oliveira: uma Semi-UTI Móvel para atendimento de emergência, centralizada no Hospital Estadual Dr Alceu Melgaço, em Barra de São Francisco, que é uma unidade de referência para a região.(fonte: assessoria parlamentar).