A CORRERIA DA VIDA CONTEMPORÂNEA E O PERIGO DO ESTRESSE!

15 de Dezembro

A CORRERIA DA VIDA CONTEMPORÂNEA E O PERIGO DO ESTRESSE!

Não há a menor dúvida de que os dias atuais são caracterizados por uma “correria” enorme! Trata-se de uma era em que tudo assume uma urgência extraordinária! Diante de tal quadro, muitos estão sucumbindo. Estão vendo suas forças se esvaindo e o esgotamento tomando conta de seus dias.

A saúde de ordem emocional fica em risco, o que prejudica também a saúde física, e, por que não dizer, a saúde espiritual, que por sua vez fica comprometida.

Chamamos tal realidade de Estresse, na língua portuguesa ou Stress, na língua inglesa. Estresse é a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores), portanto, desagradáveis e que provocam limitações na vida produtiva! As alterações no organismo são inúmeras e, em boa parte, pelo fato de provocar a liberação de hormônios como o Cortisol.

O Cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. Não se pode pensar no Cortisol sem entender que ele tem uma relação direta com a Serotonina que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar no organismo.

Diante de estímulos estressores e desconfortáveis, há uma liberação de cortisol no organismo e isso traz sérios prejuízos ao nosso comportamento corporal e por conseguinte, emocional.

A médio prazo, provoca um enfraquecimento do sistema imunológico que é o sistema de defesa do organismo. Mas os prejuízos vão além, pois o aumento de cortisol, provocado por estímulos estressores, promove acúmulo de gordura abdominal; perda de massa magra (músculo); compulsão alimentar por gorduras e açúcares; alterações de humor e perda de memória, podendo evoluir para quadros depressivos; perda óssea; risco de aborto na gestação; hiperglicemia (glicose elevada no sangue); alterações no sono (insônia à noite e cansaço ao se levantar pela manhã).

O Estresse obedece um caminho de evolução que passa por pelo menos três fases: (a) Fase de Alerta, na qual os principais sintomas são Músculos Contraídos e Liberação de adrenalina (trazendo sensação de super disposição); (b) Fase de Resistência, na qual os principais sintomas são Perda da Memória e Cansaço Físico; (c) Fase de Exaustão, na qual os principais sintomas são Irritabilidade, Gastrite, Oscilação da Pressão, Glicose alta, Queda de Cabelo, Doenças Mortais como Câncer e Infarto. Por todas as considerações acima, não resta dúvida de que o estresse é um mal que atinge a população contemporânea. Com isso, todos concordamos.

Mas como vencer o Estresse? A Bíblia tem alguns conselhos que nos ajudam a manter nossa vida longe do estresse. Preste atenção e leia as referências bíblicas indicadas em cada conselho a seguir:
1) Saia o quanto antes de perto de quem e do que imprime pressões que provocam sufocamento! (I Samuel 30:5-8).
2) Aprenda a dizer não para aquilo que está acima de suas forças! (Eclesiastes 9:10)
3) Pare de exigir de si mesmo respostas para todas a demandas da vida! (Provérbios 2:5-8)
4) Não queira dar um passo maior do que perna! (Provérbios 5:15)
5) Entenda que você não pode querer abraçar o mundo todo de uma só vez! (Êxodo 18:13-22)
6) Reavalie suas prioridades e não tenha medo de reorganizar sua agenda! (Provérbios 16:25)
7) Admita o mais rapidamente possível suas limitações, trabalhando-as com a ajuda de Deus pelo poder da fé! (II Crônicas 20:12)
Muito bem, como se vê, o estresse pode ser vencido mesmo em dias de tanta correria. Você não foi criado por Deus para ter a vida mal administrada. Pense nisso e organize melhor sua história antes que seja tarde demais. Pense nisso e tenha uma vida de paz e felicidade!

 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.