Dezembro registra mais de 200 milímetros de chuva sobre a cidade

Os seguidos dias de chuvas em Mantena se intensificaram neste mês de Dezembro, e provavelmente tornarão o mês como o mais chuvoso do ano de 2017, sendo inclusive um dos mais chuvosos dos últimos anos.

Para que o internauta do portalmantena tenha uma idéia, ainda não fechamos o ciclo de 15 dias no mês de Dezembro e a estação meteorológica instalada na ETA/SAAE já registrou 13 dias de chuva totalizando 202 milímetros até o momento (sobre a cidade), isto é, mais de 200 litros de água por metro quadrado em Mantena.

Lembramos que esta medição, em se tratando de chuva, tem suas variáveis dependendo do ponto de coleta. Podendo ser muito maior há cerca de alguns quilômetros dos pontos onde existem os pluviômetros. 

Nesta quarta-feira dia 13, foram mais de 12 horas seguidas de chuva, no entanto, uma chuva fina e constante. O fato se repetiu também nesta quinta-feira com mais de 15 horas seguidas de chuva caindo. Como a previsão de que ela continue, é muito provável que o mês feche com um índice pluviométrico alto, talvez o maior dos últimos anos para este período de fim de ano.

Até o momento a cidade ainda não sofreu com as tradicionais enchentes, o que já registramos aqui no portal foram ruas alagadas, característica de bairros que não possuem drenagem adequada.

No entanto, a calha do córrego São Francisco que corta a cidade, ainda não transbordou, melhor, ainda não atingiu sequer 2 metros do seu nível normal.

O que tem colaborado para esta eficiência na drenagem foram as limpezas realizadas pela prefeitura ao longo do rio, melhorando a rapidez de sua vazão.

Os efeitos da chuva são benéficos sem dúvida, recomposição dos mananciais, das nascentes, porém o lado ruim são as estradas danificadas, pontes com as cabeceiras arrancadas e os transtornos para a população que ainda não tem suas ruas pavimentadas.

Quem reside no interior realmente é o mais afetado, sem condições de tráfego pelas estradas de terra, muito da produção agrícola fica com o escoamento comprometido.

A situação agora requer atenção para as encostas, com a terra já muito encharcada, o cuidado com as famílias que moram em locais de risco deve ser redobrado pois a chuva continua caindo sobre a cidade e em alguns locais os deslizamentos podem acontecer.