Extração ilegal de palmito provoca incêndio em mata de Mantena

Fogo e destruição, animais morrendo, árvores caídas e vegetação destruída, foi este o lamentável cenário que alguns proprietários rurais registraram na última semana em Mantena, após os indícios de fogo ateado em Mata da região, para a extração ilegal de palmito.

A redação do portalmantena procurou um dos proprietários rurais que registraram esta lamentável cena, para saber um pouco mais sobre o que teria ocorrido. O fato aconteceu no último dia 12 de Outubro, e uma região de mata fechada situada no córrego da Paixão, zona rural do município de Mantena.

O sinal, foi a fumaça. Em seguida o fogo se espalhou e acabou atingindo uma grande área, afetando algumas propriedades que fazem divisa uma com as outras.

O proprietário rural foi até o local e registrou imagens lamentáveis, de pura destruição, e elas partem do local onde invasores estiveram para a extração de palmito.

As fotos mostram o corte dos espinhos da espécie Brejaúba e a colocação do fogo, para então a retirada do broto (palmito), para a comercialização.

Com esta ação, o fogo acaba se espalhando, principalmente pelo clima seco, levando a uma ação sem controle e devastação sem tamanho. De acordo com informações, a polícia ambiental foi acionada para realizar fiscalizações no local, pois elementos poderão voltar para novas explorações e extrações.

O resultado do incêndio foram árvores queimadas, troncos que continuaram pegando fogo por vários dias além de animais silvestres e aves com seus ninhos queimados.