Censo Agropecuário 2017 começou em Mantena

O IBGE iniciou na última semana em todo o Brasil, o trabalho de coleta de dados do Censo Agropecuário 2017, uma coleta que acontece após 10 anos do último censo realizado.

Os recenseadores irão visitar várias propriedades rurais e estabelecimentos agropecuários até fevereiro de 2018. O objetivo é traçar um diagnóstico da produção em termos de rebanho, vegetal, grãos, plantações diversificadas e criação de peixes.

Os recenseadores vão visitar os proprietários dos empreendimentos agropecuários e realizar entrevistas. O Censo serve para estabelecer políticas públicas importantes para o produtor do campo.

Em Mantena os trabalhos de coleta também já iniciaram, mesmo com um número reduzido de recenseadores, o planejamento está sendo acompanhado de perto pelos coordenadores deste trabalho na região. Na foto vemos o recenseador Lindomar visitando proprietários rurais na zona rural próxima à Mantena.

Os resultados destas coletas de informações devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado.