NO TRÂNSITO DA VIDA COM TODA SEGURANÇA. EIS O NOSSO DESAFIO!

22 de Setembro

NO TRÂNSITO DA VIDA COM TODA SEGURANÇA. EIS O NOSSO DESAFIO!

Uma ação coordenada por vários órgãos governamentais e não governamentais tem se empenhado desde o dia 18 de setembro com a pretensão de seguir até o dia 25 do mesmo mês.

Trata-se da semana nacional de trânsito 2017. Tal ação visa conscientizar e alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres de todo o país acerca dos perigos de assumir riscos que contrariem as leis de trânsito em vigor.

Vejo a referida ação com bons olhos, embora seja obrigado a admitir que por si só, tal ação é insuficiente para promover as mudanças necessárias no trânsito.

Creio que a questão seja bem mais complexa e passe pela educação e cultura da impunidade, reinantes em nosso país, infelizmente! Quero aproveitar o ensejo, para chamar sua atenção a respeito da vida. Afinal, nossa história é caracterizada por idas e vindas. Isto é, estamos sempre vivendo às custas de relacionamentos que “transitam” em dois planos, sobretudo: Interpessoal – (entre pessoas) e intrapessoal – (consigo mesmo). A este respeito, como você tem transitado? Com segurança ou em alto risco? Valendo-me de tal analogia com o trânsito, destaco alguns cuidados que precisam ser adotados na direção de nossa vida a fim de que sejamos abençoados ao “transitar” vida à fora. Preste atenção:
1) A propósito do trânsito da vida, tenha absoluta certeza de que você está transitando na sua mão. É mister lembrar que muitos, desavisadamente, invadem a contramão provocando acidentes gravíssimos e colocando em risco quem não tem por onde escapar. Cuidado para não invadir o espaço alheio!
2) A propósito do trânsito da vida, obedeça, atentamente, a sinalização. Existem regras que precisam ser respeitadas nos vários relacionamentos que travamos. Muitos desrespeitam tais regras e vivem como se não existisse mais ninguém. A vida está cheia de sinais nos “cruzamentos” perigosos, nas “vias de acesso” etc. Cuidado para não ignorar a sinalização, pois você pode se machucar feio, além de machucar outras pessoas também!
3) A propósito do trânsito da vida, não se distraia com a tecnologia. Nunca houve tanta tecnologia à disposição das pessoas quanto nos nossos dias! A tendência à distração é grande! A cada dia que passa cresce, assustadoramente, o número de pessoas tentando “dirigir” a própria vida e acessar a tecnologia ao mesmo tempo. O resultado tem sido catastrófico, pois estão provocando acidentes por causa da distração no casamento, na trabalho, nas refeições, na igreja etc. Cuidado para não perder sua vida por causa do mau uso da tecnologia!
4) A propósito do trânsito da vida, não se exceda na velocidade de seus projetos e objetivos para ser feliz. Se tem uma coisa que leva tempo para amadurecer, e tem, é a vida. Muitas pessoas estão dirigindo sua história de maneira afoita e apressada. Não têm tempo de mais nada. Não curtem a família. Não aprofundam suas amizades. Não busca à Deus. Só passam rapidamente por esses “pontos”. Cuidado para não se perder na correria da vida. Aliás, o “radar” da saúde emocional, física e espiritual, cobra a multa por excesso de velocidade. Essa conta cedo ou tarde chegará!
5) A propósito do trânsito da vida, não estacione em lugar proibido. Na vida, a exemplo do trânsito, existem lugares impróprios para o estacionamento como os vícios, a prostituição, a gula, a raiva, a maledicência, os ciúmes, os relacionamentos doentios etc. Infelizmente, muita gente está estacionando sua vida neste pontos proibidos! O resultado é que além da multa, ainda podem ser rebocados para o depósito da solidão, da doença e da vergonha. Cuidado para não estacionar em lugar proibido!
6) A propósito do trânsito da vida, dê sempre a preferência, mesmo que você tenha direito à ela. Sobre isso, o que melhor se aplica à vida é o que chamamos de “razão”. Tantas discussões poderiam acabar bem, caso as pessoas dessem a preferência ao outro. O problema é que muita gente quer falar mais alto e mais grosso. Ninguém quer perder a discussão. Cuidado para não ficar com a razão e sozinho! Isso dói demais!
7) A propósito do trânsito da vida, certifique-se de que tem todos os itens de segurança como o cinto, freio, o airbag, faróis e lanternas e pneus em ótimo estado. Na vida, às vezes sofremos “capotamentos” e “derrapagens”. Nessas horas, os itens de segurança como limite (cinto e freio), amizades e família (airbag), consciência (faróis e lanternas) e Palavra de Deus (pneus em ótimo estado), fazem toda diferença! Quem se certifica disso, pode não evitar acidentes, mas certamente, aumenta as chances de sobrevivência. Cuidado para não transitar sem proteção.
8) A propósito do trânsito da vida, tenha todas as licenças legalizadas para transitar. Na vida, precisamos de habilitação para lidar com os desafios das estradas cheias de problemas que enfrentamos e da documentação do veículo em dia. A habilitação é a salvação e a documentação do veículo é a santificação, sem as quais ninguém verá a Deus. Cuidado para não ser indocumentado. Afinal, você não quer se preso e nem condenado!
Muito bem, assim como nas estradas, viver depende de cuidados que podem garantir uma vida abençoada aqui na terra. Se não quisermos estragar nossa viagem, precisaremos garantir que vamos transitar com toda segurança. Pense nisso e boa viagem!

 
Pr. Marcelo Petrucci da Silva.