TempoBOM – A paixão do mantenense, carros e motos durante os anos

TempoBOM uma saudade da nossa história

O Encarte mostra desta vez, a paixão dos mantenenses por carros e motos, uma paixão que passar por gerações, começando com a história da própria cidade de Mantena, entrando pelos anos 50,60, 70, 80 e 90.

Confira abaixo a movimentação de carros pela cidade desde a emancipação, o surgimento dos primeiros veículos até mesmo com a formação de uma frota própria, onde a cidade reunia grandes modelos e marcas que circulavam com a placa de Mantena/MG.

ANOS 40 – Primeiros carros que circularam por Mantena, trazendo inscrita a placa da cidade.

 

Transporte de cargas – Veículos que transportavam toda produção de café da cidade para os distribuidores no estado.

 

Raridades – As motos estilosas, poucos tinha acesso a estes veículo.

 

Transporte de pessoas – Principalmente as igrejas transportavam seus membros para cultos, batismos e eventos pelo interior do município atá a sede, em carros abertos.

 

Luxo no transporte – Era realmente para poucos possuir um veículo ainda mais de passeio, um luxo para muitas famílias de posse.

 

Estacionamentos – Locais definidos na área central em Mantena (hoje praça da Bíblia), eram utilizados para o estacionamento de caminhões e carros que aguardavam uma viagem para ser feita.

 

Transito de caminhões crescendo – A Cidade começou a ter sua rotina movimentada, a circulação de caminhões era frequente, na foto vemos a avenida José Mol com vários veículos de carroceria.

 

Prestação de serviços/oficinas – Com a circulação de caminhões aumentando na cidade e região, foram surgindo os serviços de reparos, com isso a oferta de emprego aumentou com a instalação das oficinas.

 

Transporte da produção – Cargas de café, um carro chefe na produção agrícola em Mantena e região, era toda transportada para os grandes centros em caminhões alguns caracterizados com os nomes das famílias, como na foto acima, ASSIS/Mantena. 

 

Transporte Coletivo – Numa segunda evolução dos transportes coletivos, os ônibus já não traziam o bagajeiro acima do teto, no entanto vemos nas fotos acima, como eram transportadas as bagagens em Mantena. Aliás, uma evolução significativa.

 

Jipes e Rural – Marcou muito esta época também em Mantena onde se via circulando pela cidade muitos Jeeps e Rurais. Veículos que transportavam pessoas e também cargas diversas, era muito utilizado no serviço volante, onde alto falantes eram fixados nos tetos, principalmente por Igrejas no trabalho de evangelização. 

 

 

Novidades – Toda vez que chegava um carro novo na cidade era motivo de curiosidade e das pessoas pararem para ver de perto o veículo, alguns com verdadeiro destaque em plena avenida, como esta pickup chevrolet e o fusquinha acima com volante esportivo.

 

Carreatas e comícios – Como tradição política na cidade, as carreatas e comícios eram sempre movimentadas, muitos veículos com o serviço de som (alto falantes), e a curiosidade das pessoas em ver de perto todo mobilização. Quem possuia veículos demonstrava prestigio.

 

Carretas longas – Os veículos longos e de manutenção eram sempre cercados de curiosidades, nas fotos acima vemos a chegada dos tubos de água e dos postes de energia, sempre em carretas longas, uma novidade para muitos mantenenses. 

 

 

Políticos na cidade – A chegada de políticos na cidade era sempre cercada de novidades, principalmente quando chegavam em suas comitivas, na maioria em carros exclusivos e que chamava atenção, os Caravans, opalas e as chevrolet com cabines.

 

 

Opalas em Mantena – Os primeiros opalas a circular pela cidade chamavam atenção.

 

Vespas e Lambretas – Os admiradores de veículos sobre duas rodas também foram muitos em Mantena, principalmente a turma que tinha certo poder aquisitivo e circulava pela cidade em seus veículos duas rodas, as clássicas Lambretas e Vespas.

Primeira Rodoviária – A primeira rodoviária de Mantena era situada em frente ao local onde hoje funciona o prédio do Fórum, um espaço que recebia diariamente centenas de pessoas pois o transporte coletivo para outras cidades era o único para a maior parte dos cidadãos, carros de passeio eram luxo.

 

Veículos Chegando – Foto da avenida José Mol no centro de Mantena, ao fundo a praça da Bíblia, um fusca (novidade com bagageiro no teto), estacionado em meio as bicicletas.

 

Primeiro carro  – Famílias sempre registravam fotos ao redor dos carros, pois os primeiros a possuírem os veículos de passeio era como se fosse um sonho realizado, uma possibilidade de poucos. Na foto um ford corcel.

 

Trânsito no centro – Kombi, Rural, Fusca, vemos na foto a avenida José Mol com certa movimentação, anos em que a circulação do dinheiro e a produção de renda já possibilitava a aquisição de veículos pelo cidadão comum.

 

Circulação de veículos – Ford Corcel, Fusca, Kombi, Variant e outras marcas já surgiam com maior intensidade na cidade. As praças já recebiam em seus contornos vários destes modelos no centro da cidade. 

 

Lançamentos – A primeira moto com marcador de gasolina no painel, a Honda ML 125, foi motivo de novidade pelas ruas da cidade, muitos querendo ver de perto esta inovação no setor de motos, foi realmente algo diferente. 

 

Modelos e as turmas – Galera viajando em uma Brasília Vermelha. 

Modelos e as turmas – Turma de pescadores tendo o suporte de uma Parati Branca. 

Modelos e as turmas – Fazendo um rolê pela cidade, e parando para fazer uma foto no alto da caixa dágua em um volkswagen gol. 

 

Modelos e as turmas – Amigos na praia curtindo com um Voyage Branco. 

 

Modelos e as turmas – Amigos do Rotary Clube ao lado de um Fiat Fiorino vermelho. 

 

Yamaha DT 180 – Esta foi uma moto que marcou uma geração, utilizada não apenas para transporte e passeio, as turmas em Mantena chegaram a utiliza-la também nas trilhas, principalmente o pessoal do TRACMAN- Trail Clube. Foi realmente uma moto ficou na lembrança.  

 

Pickup PAMPA – A Ford Pampa, foi uma aliada das galeras que saiam para acampar, viajar, ir para a praia, transportar a galera e as motos. Os mantenenses aproveitaram bastante a diversidade deste veículo que também marcou uma geração.

 

Primeiro Chevrolet – A Chevrolet com seu Chevett também foi marcante, com seu estilo esportivo, porém sendo um veículo com tração traseira, conseguiu marcar uma geração e agradava pelas linhas modernas para a época dos anos 80.