Após mais de 10 anos, Tradição dos tapetes de Corpus Christi retorna à Mantena, fiéis católicos se mobilizaram

Com o objetivo de resgatar a tradição popular na confecção dos belos tapetes de Corpus Christi em Mantena, fiéis católicos decidiram na última semana encarar o desafio e realizaram na tarde desta quinta-feira (15) mais uma edição desta tradição.

Em Mantena a confecção dos tapetes trazendo desenhos da simbologia católica não era realizado em via pública a quase 15 anos. Em anos anteriores apenas alguns metros eram confeccionados no pátio da Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro da cidade, porém já havia mais de 10 anos que não era realizado pela extensão de ruas da cidade.

A mobilização então aconteceu e reuniu crianças, jovens, adultos e anciões participando da confecção dos tapetes que trazem desenhos da eucaristia, do amor, da paz e principalmente do cristianismo.

Em Mantena o tapete saiu da escadaria da Igreja, passando por um trecho da avenida José Mol indo até a esquina da avenida Getúlio Vargas com Benedito Valadares, aproximadamente 300 metros de extensão. Os tapetes confeccionados com pó de serra, cal, pedras, casca de ovo, tintas e outros materiais coloriu o centro da cidade.

Foram transcritos para o piso cerca de 45 desenhos, obedecendo um projeto no papel desenhado pelos artistas. Realmente uma tradição católica importante que é resgatada pelos próprios fiéis. De acordo com o padre Aurildes (pároco da matriz), a mobilização foi rápida e deu resultado, segundo ele uma das dificuldades na realização destes tapetes é o vandalismo e a falta de respeito de algumas pessoas que mesmo vendo o simbolismo que representa esta iniciativa, algumas pessoas passam por cima, pisam e destroem os desenhos antes da procissão passar.

De acordo com o padre a intensão é de agora em diante realizar a confecção dos tapetes pelo menos neste trecho da via pública até a esquina com a rua Benedito Valadares.