Mês de maio terminou com volume de chuva acima da média em Mantena

O mês de maio terminou com chuva acima da média em Mantena. De acordo com os registros apurados pela redação do portalmantena, tanto o volume de chuva, quanto os dias em que ela caiu sobre a cidade, foram maiores dos últimos cinco anos para o mês.

Após alguns anos com a estiagem predominando sobre a região, o último mês teve o registro total de 74 milímetros (sobre a cidade), chuva que propiciou além de um clima mais agradável na cidade e região, um benefício ainda maior que foi a recarga de muitos mananciais, recompondo a vegetação (pastagens) além de beneficiar os lençóis freáticos pois a chuva veio mansa e constante por cerca de 10 dias durante o mês.

Lembrando que este volume totalizado foi apenas de precipitação apenas sobre a cidade, pois no dia 06 foi feito um registro de mais de 100 milímetros em apenas 40 minutos de chuva sobre o córrego do Turvinho, provocando a queda de várias pontes e uma enxurrada de lama que atingiu em cheio o tratamento de água.

Já em Mantena, a maior sequencia de chuva foi do dia 20 a 25 de maio, ocasionando uma elevação na umidade relativa do ar e ainda propiciando uma queda na temperatura. Aliás, segundo os institutos de meteorologia, este mês de Junho deverá ser de nova queda na temperatura com uma frente fria avançando pela região capixaba, atingindo também o leste de minas.

A mínima até o momento em Mantena foi de 16 graus registrada na madrugada do dia 29 de Maio.