Lixo Eletrônico, rejeitos aumentam e não temos uma destinação adequada

Lixo eletrônico, um problema que cresce a cada dia em nossas cidades e em Mantena idéias que surgiram no passado não tiveram apoio suficiente e foram esquecidas e hoje fazem falta, colocando em risco a vida de pessoas como também o meio ambiente.

Mantena já teve uma coleta de lixo eletrônico desenvolvida por uma ambientalista que procurava por parcerias para a coleta de aparelhos, ela estão destinou um local para que estes equipamentos fossem recolhidos, chegou a retirar da cidade algumas cargas, (destinando a local apropriado para reciclagem), porém não teve apoio suficiente e infelizmente o projeto parou.

Consequência do que vem acontecendo a partir de então, na última semana flagramos alguns aparelhos de tv e outros eletrônicos colocados à margem de uma via pública em Mantena, muito provavelmente descartado por uma família que não tinha onde levar os aparelhos ou até mesmo por considerar ser um lixo comum.

No entanto não é bem assim, o lixo eletrônico causa um grave problema para o meio ambiente.

A parte mais grave é o conteúdo do e-lixo, que inclui metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, além de outros elementos tóxicos. Por este motivo, esses resíduos precisam de tratamento adequado para não causar danos à saúde e ao meio ambiente.

Podemos definir como lixo eletrônico ou e-lixo tudo o que é proveniente de equipamentos eletro-eletrônicos, incluindo celulares, computadores, impressoras etc. Milhares de aparelhos são descartados diariamente, e com a rapidez da tecnologia, cada vez mais o consumidor quer substituir seus aparelhos por outros mais modernos, mesmo que os “antigos” ainda estejam funcionando.