Em Mantena mais da metade da população não se vacinou

Há menos de 7 dias para o encerramento da campanha de vacinação contra a gripe neste ano de 2017, em Mantena a situação é preocupante pois a procura do cidadão para se imunizar está bem abaixo do que estava sendo esperado.

De acordo com informações obtidas pela redação do portalmantena junto ao Posto de Saúde, com a enfermeira Patrícia, (uma das responsáveis pelo acompanhamento da campanha de vacinação no município de Mantena), a procura está sendo tão baixa que a meta este ano provavelmente não será alcançada.

“A população não está comparecendo, todos os PSFs tem vacina sobrando, no entanto crianças até 5 anos estamos vacinando no postinho pois aqui colocamos os cartões de vacina em ordem e atualizado”, disse a enfermeira.

No entanto, a população alvo não tem comparecido, o problema é que o período de risco está se aproximando pois o inverno começa dia 21 de junho, onde os casos são mais frequentes. Mesmo com os agentes de saúde orientando, avisando e chamando a população para procurar se vacinar, o apelo não está sendo atendido.

De acordo com Patrícia, na primeira semana da campanha a procura foi boa, muitas pessoas se imunizaram no entanto restando poucos dias para o encerramento apenas 2.700 pessoas já se vacinaram e o público alvo seria cerca de 6.150 pessoas, porcentagem que não chega aos 50%.

A enfermeira aproveita novamente a oportunidade para fazer novo apelo à comunidade mantenense para que procurem os PSFs tanto na cidade como no interior para se vacinarem, não deixe para última hora ou quando o problema surgir, procure com antecedência a imunização pois a campanha se encerra na sexta-feira dia 26 de Maio.

O quaro atual é preocupante, pois com tantas pessoas sem se vacinar, aumenta as chances de surtos de gripe, pneumonia, entre outras complicações, lembrando que a gripe pode levar o paciente ao óbito.