Polícia paralisa desmate ilegal em área de proteção em Conceição da Barra

Uma área de desmate de grandes proporções no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra foi identificada durante uma fiscalização realizada na tarde de sexta-feira (12).

A análise prévia mostrou que uma área de 30 hectares de vegetação nativa foi destruída, o que equivale a cerca de 30 campos de futebol.  Uma guarnição do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e fiscais do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) chegaram à região após receberem denúncias de venda de lotes dentro da área de restinga, na localidade de Meleiras, em Conceição da Barra.  Por se tratar de área com presença de vegetação nativa, qualquer tipo de intervenção deve ser previamente informada e feita com base em licenciamento.

O rigor é ainda maior por se tratar de uma unidade de conservação, já que todo o processo deve ter a anuência do gestor. Para burlar as ações de fiscalização, os infratores trabalhavam apenas no interior da mata, evitando realizar cortes e abertura de vias próximas a outras estradas. Parte das ações foi realizada em período noturno, dificultando a visualização da atividade por moradores vizinhos e fiscais.

O objetivo dos loteadores era derrubar toda a vegetação do local antes de abrir os acessos às vias principais. O capitão Scardini, comandante da Companhia de Polícia Militar Ambiental responsável pela região afirma que “A intervenção encontrada foi uma das maiores dos últimos anos. De uma forma bastante agressiva e rápida o desmate destruiu uma extensão natural muito superior ao que é comumente constatado.

Os loteadores utilizaram tratores para abrir as estradas e lotes dentro da mata e em seguida juntavam as madeiras em pilhas que eram incendiadas no período noturno”.