SAAE instala válvulas de pressão para preservar redes

Em mais uma ação positiva em busca de soluções para problemas que afetam o funcionamento do sistema de abastecimento de água em Mantena, o SAAE realizou na última semana uma operação importante no trecho localizado entre as barragens da Serra Branca, Córrego Frio e a ETA (Estação de Tratamento de Água).

A operação foi a segunda para implantação de mais uma Válvula Redutora de Pressão, que tem como objetivo, reduzir a pressão na rede, evitando assim os rompimentos que aconteciam com frequência na tubulação.

De acordo com levantamentos feitos e orientações técnicas, os rompimentos que aconteciam com frequência na rede de 250 mm, responsável por levar água bruta desde as barragens, até o sistema de tratamento, aconteciam pela elevação na pressão dentro dos tubos, ultrapassando assim a capacidade de retenção do material.

Na primeira etapa foi instalada uma destas válvulas na rede que capta água no córrego frio, e junto dela um filtro, responsável por reter sujeira que entrava na tubulação.

Foram interferências importantes que já estão dando resultado e desta forma além de evitar o rompimento da tubulação, evitam os transtornos que acabam refletindo no abastecimento de água para o tratamento e distribuição à população. (fonte/foto:SAAMantena).

ESPAÇO EMPRESARIAL