Mantena: Turbidez alta faz SAAE reduzir o tratamento de água

O SAAE informou na manhã desta segunda-feira (26), que reduziu o volume do tratamento e da distribuição de água nesta manhã, em decorrência da alta turbidez (da água bruta), proveniente das barragens.

A redução no tratamento e distribuição se deu em decorrência das fortes chuvas que atingiram Mantena na noite deste domingo dia 25 de Outubro, atingindo não só a cidade como também a zona rural, onde estão as cabeceiras (local de coleta de água bruta).

Obedecendo critério adotado pela direção da autarquia juntamente com a equipe de operadores da ETA (Estação de Tratamento de Água), que não seria viável o tratamento de água bruta com mais de 1.000 UNT – Unidade Nefelométrica de Turbidez.

Desta forma, a operação na estação em Mantena foi paralisada pelo menos 2 vezes nesta madrugada em função do “Barro” que chegava pela tubulação.

Na manhã desta segunda, a turbidez diminuiu ao patamar de 950 UNT, possibilitando a retomada no tratamento.

Com o objetivo de evitar danos ao sistema de tratamento e a disponibilização de água de menor qualidade, o processo foi reduzido. No entanto esta ação acarreta uma menor oferta de água, provocando sua falta, principalmente nas partes altas da cidade.

Desta forma, a direção do SAAE pede à população que economize, e evite o desperdício, o consumo cresceu bastante, de acordo com os últimos registros da ETA sendo consumidos 1 milhão de litros em apenas 2 horas na manhã desta segunda-feira, ou seja, se não houver a colaboração de todos, a água tratada pode faltar em alguns bairros de Mantena nesta segunda-feira.

A previsão é que a situação se normalize já nesta terça-feira (27). (fonte/foto:SAAEMantena).

ESPAÇO EMPRESARIAL