Mantena: 21 de Setembro, Dia da Árvore merece Atenção

Foto: Rafael Costa

21 de Setembro, uma data de tantas comemorações, porém uma das mais importantes para o planeta e também para o meio ambiente, não está sendo comemorada como deveria.

Dia da árvore, um ser vivo que existe para manter o equilíbrio no planeta bem como à vida.

Responsável por produzir oxigênio no processo da fotossíntese, de aumentar a umidade relativa do ar, evitar erosões, reduzir a temperatura, fornecer sombra, abrigo para os animais entre outros benefícios, as árvores tem sido sacrificadas nos perímetros urbanos em função do progresso.

Temos visto também as ação devastadora das queimadas, do crescimento desordenado, do desmatamento e outras agressões que não é preciso ir tão longe para comprovar, basta circular pelas cidades mesmo de pequeno porte.

Infelizmente nesta data lembramos apenas de situações preocupantes para o nosso planeta e nosso bem estar com as consequências climáticas que já estamos experimentando.

No entanto, na contramão de tantas questões preocupantes ainda encontramos os que lutam por um planeta melhor, por um clima melhor e pela natureza.

Em Mantena, algumas ações tem sido feitas, e podemos enumeras as ações da APAM – Associação de Proteção Ambiental de Mantena, que tem realizado um trabalho de produção, plantio e distribuição de mudas, alguns projetos também foram realizados por instituições em 2019 realizando o plantio de árvores e ainda alguns cidadãos mantenenses que sabem a importância de preservar uma árvore e realizaram seus próprios projetos.

Na foto vemos belos Ipês brancos, apresentando suas cores no bairro Esplanada (chegada da cidade).

Floridos e imponentes (mesmo jovens), estas árvores foram plantadas por moradores que sabem a importância desta data e de ter os benefícios de uma árvore próximos das moradias.

Os desafios seguem, sabemos que há muito por se fazer e principalmente envolver as novas gerações para também preservarem o nosso meio ambiente. 

ESPAÇO EMPRESARIAL