Há 47 anos Mantena iniciava seu Tratamento de Água

Nesta quinta-feira, dia 03 de Setembro, uma importante instituição pública de Mantena, responsável por levar saúde através da água de excelente qualidade e coleta de esgoto para o tratamento, completa 47 anos de existência.

O SAAE de Mantena, autarquia municipal foi idealizada no ano de 1968, quando a Fundação SESP (hoje Funasa) concluiu projetos de uma Estação de Tratamento de Água para atender 50.000 habitantes.

Em Janeiro de 1972, com recursos da Fundação SESP (hoje Funasa) e através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal, foram iniciadas as obras de construção do novo sistema e em Setembro de 1973 teve início as atividades operacionais, ficando totalmente concluídas em julho de 1.976.  

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, autarquia municipal de utilidade pública, foi criada por força da Lei nº 016/71 de 16 de junho de 1971 e regido por regulamento de atividades aprovado pelo Decreto nº 44/71, de 30 de junho de 1.971.

Naquela época as águas usadas pela população era de cisternas e os mais afortunados usavam água de mina para beber, água que era transportada por veículos de tração animal na quantidade de 10 litros por família e em Setembro de 1973 iniciou-se a operação do sistema.

O SAAE de Mantena oferece atualmente 100% de cobertura de água tratada e coleta de 97% de esgotos sanitários em sua sede, distritos, vilas e povoados. 

Um marco histórico completar mais um ano com ótimas gestões, propiciando sempre qualidade nos serviços à população mantenense.

“Água com qualidade e em quantidade”, uma frase que nunca deixou de ser forte e que revela todo significado do SAAE de Mantena para a população que esta autarquia presta serviços há décadas.

Muitos mantenense que residem na cidade ou em outras partes pelo mundo tem orgulho da falar da “NOSSA ÁGUA”, realmente de sabor diferenciado, qualidade que já virou bordão com expressões que são sinônimas também de cidade e povo acolhedor, “Quem bebe desta água não esquece jamais”, uma verdade. Parabéns ao SAAE de Mantena pelos 47 anos de existência e por cuidar tão bem do nosso maior bem, nossa água. 

ESPAÇO EMPRESARIAL