Mantena: 3º caso de covid 19, secretário fala sobre teste rápido

O secretário municipal de saúde do município de Mantena, Sr. Ocimar Rufino, confirmou no final da tarde desta segunda-feira dia 11 de maio, às 17h45’ através de um vídeo divulgado na página oficial do município no facebook, o 3º caso de covid 19 na cidade.

Ele no entanto fez questão de frisar, que estes casos positivos não foram contaminados em Mantena, e sim em outro município, ou seja, ainda não temos informações sobre a transmissão comunitária (local) em Mantena.

Considerado como casos importados, no entanto são atribuídos à Mantena pois os pacientes residem na cidade.

Ocimar fez questão de novamente esclarecer ao cidadão mantenense que, “Os testes rápidos são para profissionais de saúde e profissionais de segurança pública, quem trabalha em presídio, quem é PM, quem está na linha de frente.

Os demais serão testados quando? Quando desenvolverem a síndrome respiratória aguda grave, ou seja, quando estiver internado.

Em outros casos, quais são as medidas? eu devo ficar na minha casa em isolamento domiciliar, esta é a medida, apresentei, febre, coriza, você vai no seu PSF de origem, o médico vai te dar a medicação e você vai ficar em isolamento social. E uma coisa, isolamento social não é pra sair pra casa do vizinho só porque os sintomas são leves, é pra ficar em casa.

Se for sair de casa, nós estamos dando duas máscaras que já estão sendo distribuídas via agentes comunitários de saúde e muitas pessoas já receberam”.

Outra ação que a secretaria de saúde vem desenvolvendo como forma de prevenção é a limpeza das vias públicas, “Outra ação que nós estamos fazendo é a dedetização de nossas avenidas, os nossos agentes de endemias estão trabalhando todos os dias à noite em locais estratégicos de muita aglomeração de pessoas, estamos fazendo este trabalho para a prevenção dos casos”, concluiu.

ESPAÇO EMPRESARIAL