Covid 19: Cenário de ALERTA em Mantena, diz Secretário

Em entrevista divulgada na manhã desta quinta-feira dia 30 de abril na página oficial da prefeitura municipal de Mantena no Facebook, o secretário municipal de saúde Sr. Ocimar Rufino, fez questão de frisar que em relação à Pandemia do novo corona vírus (covid19), o estado no município é de “Alerta”.

Em suas palavras ele enfatizou que desde o início da pandemia, a secretaria encara a situação como Alerta, no entanto, em função ao primeiro caso positivo da doença na cidade vizinha de Barra de São Francisco, este alerta é mais Alerta ainda.

Segundo ele, “As sirenes do município de Mantena estão mais ligadas agora”, disse.

Segundo o secretário em Mantena ainda não se tem qualquer caso relacionado ao corona vírus.

O secretário informou ainda, que diante de muitas indagações sobre possíveis contatos com pessoas contaminadas e dúvidas em relação à procedimentos, um telefone para a triagem ON LINE foi disponibilizado no município com o número (33) 9 8828-9719 onde as dúvidas serão sanadas.

Outra informação importante é que só serão testadas, para possível diagnóstico de contaminação ou não, as pessoas (pacientes) que apresentarem síndrome respiratória aguda grave, ou seja, falta de ar.

Ele lembrou ainda que na cidade de Mantena estão à disposição atualmente 4 unidades de saúde que estão atendendo em horário prolongado.

“Neste momento é muito essencial o uso da máscara, quem puder usar máscara, neste momento é uma barreira para dificultar a propagação do vírus. Sabemos que o uso da máscara causa um certo incomodo, muitos colocam a mão na frente da máscara, colocam ela debaixo do queixo, e desta forma não vai lhe proteger de nada, corre o risco de ser um facilitador de contaminação”, salientou o secretário.

Ocimar confirma: “Ainda aqui em Mantena não temos resultado positivo, graças a Deus, pela proteção de Deus”, e pede a colaboração importante da população para evitar as aglomerações, “Eu quero convocar a população neste momento, as regras de distanciamento vem sendo falada há muito tempo, é impossível alguém não ter ouvido sobre distanciamento, é impossível alguém não ter ouvido falar sobre distanciamento social.

Eu já fui na rádio, facebook, entrevistas, o jornal só fala disso, mas estas pessoas ainda não se conscientizaram, então eu peço às pessoas, quando alguém chegar perto de você diga, mantenha a distância por favor… População de Mantena, por favor, se você for sair, use máscara por favor”, são apelos que foram feitos pelo secretário, buscando uma forma direta de manifestar sua preocupação com a forma que tem percebido de aglomerações pela cidade.

A entrevista seguiu abordando outros temas que estaremos trazendo ao conhecimento de todos em outra matéria. Caso queira acompanhar o vídeo da entrevista, acesse AQUI.

ESPAÇO EMPRESARIAL