Conselheiro Pena: Município que abraçou Mantena faz 81 anos

O Município de Conselheiro Pena foi criado através do Decreto-Lei 148 de 17 de dezembro de 1938, que fixa a divisão territorial do Estado, assinado pelo Governador Benedito Valadares Ribeiro.

Mas foi no dia 1.º de janeiro de 1939, que a população se reuniu para em solenidade, declarar em vigor a efetivação de fundação do Município. Conselheiro Pena vem do Povoado de Lajão que pertencia a Caratinga, e posteriormente, ficou através do Decreto 7.304 de 03/08/1926, pertencendo a Itanhomi.

A transformação em Município, foi feito por intermédio de uma nova divisão territorial do Estado de Minas Gerais, e as vilas de Floresta, Barra do Cuieté, São Thomé, Penha do Norte, Aldeia (Cuparaque e região) e Bom Jesus de Mantena (atualmente Mantena), foram os primeiros distritos.

O Primeiro prefeito, nomeado pelo Governador Benedito Valadares, Dr. Sebastião Anastácio de Paula, presidiu a sessão, que foi como a certidão de nascimento de Conselheiro Pena, onde vários cidadãos e cidadãs, de vários segmentos da sociedade estiveram presentes neste dia.

Apesar da data comemorativa ser dia 17, o feriado municipal é comemorado dia 31 de Dezembro.

Mantena pertenceu ao município de Conselheiro Pena, e foi em 17 de Dezembro de 1938, que o prefeito daquele município Sebastião Anastácio de Paula, feliz com o crescimento do povoado transformou-o em distrito pela Lei nº 158, criando o distrito de Bom Jesus do Mantena, compreendendo toda a região do São Mateus do Sul, com a participação do distrito de Lajão que se tornou município de Conselheiro Pena.

ESPAÇO EMPRESARIAL