Mantena: Sol forte e pouca água no rio, peixes morrendo

A última semana foi de clima completamente atípico para Mantena tendo iniciado o mês de Novembro com altas temperaturas, onde normalmente se registra o contrário, com o início da temporada de chuvas.

O que aconteceu foi o contrário, os primeiros dias do penúltimo mês do ano começaram com temperaturas elevadíssimas, em média com 39 e 40 graus registrados pelos relógios/termômetros espalhados pela cidade. Uma das sérias consequências foi a redução da oferta de água bruta para o tratamento, e o reflexo podemos visualizar no nível de água do córrego São Francisco que corta a cidade.

O nível baixou tanto que é possível atravessar o córrego sem molhar as canelas, o fundo do córrego é visível com a lâmina de água muito rasa. Começamos também a registrar uma mortandade de peixes em função da água sem oxigênio e com a temperatura elevada.

Na manhã do último sábado (9), alguns mantenenses perceberam um odor forte próximo da ponte da rua Antônio Coelho de Souza, no centro da cidade. Ao verificarem o motivo, presenciaram alguns peixes da espécie Tilápia, mortos.

Não havia marcas de ferimentos, era sim a morte pela falta de oxigênio na água e também pela temperatura uma vez que o sol forte castigou no final de semana. No local é possível ver também alguns Bagres Africanos, no entanto esta espécie é conhecida como resistente há algumas adversidades climáticas.

A expectativa é que as chuvas cheguem rápido, pois as consequências de uma estiagem prolongada podem ser sérias para a população.

ESPAÇO EMPRESARIAL