SAAE inicia construção de Cortina Verde ao redor da ETE

Sempre preocupado com as questões ambientais, o SAAE de Mantena tem em sua história grandes realizações na área ambiental, seja através de trabalhos realizados em torno de suas barragens de captações bem como na preservação de matas ciliares e ações junto a proprietários rurais preservando nascentes e tratando o esgoto rural.

Como os desafios não param, uma demanda que ainda não havia sido solucionada começou a tomar forma e em breve terá os objetivos alcançados. Teve início esta semana o plantio de mais de 1.200 mudas de árvores em torno da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto situada no bairro Vila Florindo em Mantena.  

De acordo com a direção do SAAE o objetivo é formar uma “Cortina Verde”, ao redor da ETE para tentar minimizar os impactos à comunidade local bem como ao meio ambiente, diminuindo os efeitos do odor que em certas épocas do ano acaba sendo mais forte. E foi pensando em resolver de vez esta questão que foi contratada a elaboração de um projeto.

A Bióloga Renata de Morais Mendes está sendo a responsável técnica pelo Projeto aprovado e que já entrou em execução. Várias covas já foram feitas em torno da ETE e algumas mudas da Mata Atlântica já foram plantadas no local.

Espécies nativas como o Araça Goiaba, Manacá de cheiro, Cedro Rosa, Ingá feijão, Angico Vermelho, Goiabeiras, Ipê Amarelo, Pitanga, Café do Mato e Pata de vaca serão plantadas no local, formando assim uma cortina verde com árvores de porte pequeno, médio e grande.

As espécies selecionadas são principalmente as que liberam aromas que contribuem para atenuar os odores emitidos pela ETE. O objetivo é realmente enriquecer o cortinamento vegetal ao redor da Estação, local que já possuiu algumas espécies, principalmente o Eucalipto, mas que não foi suficiente para isolar a área. Desta forma o trabalho promoverá uma melhor qualidade do ar nas imediações.

Neste início de trabalho, o diretor do SAAE Sr. Paulo Abílio, acompanhado do vice prefeito municipal Sr. Luiz Garcia, participaram dos primeiros plantios nesta quinta-feira (3). Servidores do SAAE estão em ritmo acelerado preparando as covas e já plantando as mudas aproveitando assim a chuva fina que cai sobre a cidade, já pensando no início da temporada de chuvas em Novembro, condições favoráveis para o fortalecimento das mudas.

ESPAÇO EMPRESARIAL