Mantena: ALERTA, consumo de água tem que cair

Barragem Turvo

A Estiagem chegou forte em Mantena e muito rapidamente, passando a preocupar quem trabalha com o abastecimento de água na cidade.

Vendo a situação com sinais de que está se agravando e o consumo aumentando, responsáveis pelo tratamento e distribuição de água para os mantenense, o SAAE veio a público esta semana pedir a colaboração da população para que não desperdice água. Mesmo sendo privilegiada com três barragens, o clima seco, o sol forte e a falta de chuvas estão aos poucos diminuindo a oferta de água bruta para o tratamento.

O agravante aconteceu com o consumo alto e com as barragens já com a água não passando pelo vertedouro, ou seja, a água retida nas barragens está sendo toda captada para o tratamento.

O pedido do SAAE é para que a população economize água, não desperdice jogando água na rua, lavando carros, calçadas e outros pois se o consumo alto continuar poderemos ter o racionamento controlado em Mantena, muito antes do previsto.

Para o leitor ter uma idéia o consumo registrado em Mantena, passou de 6,5 milhões para 8 milhões de litros dia. Ou seja, num momento de baixa oferta de água para o tratamento, o consumo tem aumentado.

É bom lembrar que a temporada de chuvas tem como calendário climático, início no mês de Novembro, e ainda estamos há mais de 30 dias desta temporada chegar. 

A situação é realmente preocupante pois se for necessário o racionamento vários setores da cidade serão afetados. Fica novamente o apelo do SAAE para os mantenense, EVITE O DESPERCÍDIO, VAMOS ECONOMIZAR ÁGUA PARA EVITAR O RACIONAMENTO. Se não chover nos próximos dias e a vazão continuar caindo, será inevitável.

Barragem Serra Branca

Barragem Córrego Frio

ESPAÇO EMPRESARIAL