SAAE Mantena, 46 anos de relevantes serviços prestados

Há 46 anos atrás, no dia 03 de Setembro de 1973 o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mantena, inaugurava seu sistema de tratamento e distribuição de água tratada para toda a população mantenense.

Água com qualidade e quantidade, um compromisso com a população mantenense que sempre foi referência não apenas na região, mas no estado e no Brasil.

O SAAE de Mantena foi concebido em 1968 quando a fundação SESP concluiu projetos de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), para atender 50.000 habitantes.

Em seguida, no dia 16 de Junho de 1971, a autarquia municipal foi criada através da lei nº 016, que seria mantida com recursos próprios oriundos de tarifas e taxas arrecadadas de seus usuários.

Em Janeiro de 1972 com recursos da Fundação SESP e através de convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Mantena, foram iniciadas as obras de construção do sistema de tratamento, e no dia 03 de Setembro de 1973 tiveram início as atividades operacionais, ficando a obra totalmente concluída em Julho de 1976.

Responsável por trazer qualidade de vida e saúde não apenas para a população mantenense, o SAAE de Mantena também teve papel importante na implantação de outros sistemas de água em localidades e municípios da região como: São João do Manteninha (sede) e seus distritos Divino das Palmeiras e Vargem Grande e ainda a cidade de Nova Belém. Lembrando ainda que o SAAE de Mantena por muitos anos administrou o SAAE da cidade de Central de Minas, eu seus momentos de implantação administrativa.

São anos e anos de uma equipe sólida, competente e com conhecimento técnico para continuar levando qualidade em serviços prestados à toda população mantenense.

Hoje o sistema de tratamento conta com três unidades de captação de água Bruta, que são as barragens do Turvo, Serra Branca e Córrego Frio. Neste ano de 2019, com a entrada em operação da ETA do povoado de Santa Rita, mais um marco entra para o histórico do SAAE de Mantena, pois chegamos a 100% de água tratada e distribuída em todo o município de Mantena.

O SAAE também administra a ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, um sistema que coleta o esgoto produzido na cidade, processando seu tratamento antes de retorna-lo ao rio, ou seja, chegando à excelência de serviços de água e esgoto prestados à população mantenense, um marco que cidades mais desenvolvidas que Mantena ainda não possuem.

E a missão não para, seguem as obras, investimentos e os serviços prestados à população, um compromisso do SAAE com o progresso e a qualidade de vida dos mantenenses.

Construção da Barragem de captação de água bruta do TURVO, operários do SAAE preparando o concreto para a realização da obra, há mais de 46 anos.

ESPAÇO EMPRESARIAL