Mantena: Queimada atinge ETE e Propriedades Rurais

Muitos mantenenses estão mesmo preocupados com volume de queimadas acontecendo neste ano de 2019 ao redor do perímetro urbano da cidade. Um recorde que incêndios que deixa todos apreensivos com as consequências destes danos no futuro.

Praticamente toda semana são registrados três a quatro incêndios considerados criminosos pois atingem áreas onde não existe a exploração humana. Foi assim no início da tarde desta quarta-feira (28), próximo à rodovia MGC 381 entre Mantena e Barra de São Francisco, nas imediações do bairro Vila Florindo.

O incêndio, que segundo informações pode ter sido iniciado próximo à rodovia, queimou uma vasta vegetação invadindo propriedades rurais na região e ainda levando prejuízos para o interior da ETE- Estação de Tratamento de Esgoto, operada pelo SAAE de Mantena.

O fogo, neste trecho queimou boa parte da vegetação (grama) ao redor da lagoa de decantação na ETE, e ainda atingiu uma área de proteção ambiental onde existem várias árvores de porte médio, uma formação de mata ciliar.

As chamas destruíram também um sistema de irrigação que existe no local derretendo canos, torneiras e registros provocando vazamentos. Com a vegetação seca pela falta de chuva e o vento constante, as chamas só se apagaram quando havia queimado boa parte da área. Durante a madrugada o fogo continuou, atingindo uma outra propriedade rural da outra margem do córrego.

Esta ocorrência inclusive foi informada ao Corpo de Bombeiros de Barra de São Francisco que enviou uma viatura até o local, no entanto as chamas já haviam consumido grande parte da pastagem. Lamentavelmente a cena que fica é de destruição e de impotência diante destas ações que não se tem previsão de quando irão acontecer pois em sua maioria são provocadas.

Ficam os prejuízos tanto materiais, na saúde das pessoas e também ao meio ambiente, destruindo as áreas onde existem fauna e flora.

ESPAÇO EMPRESARIAL