Estiagem já provoca prejuízos em município da Região

Produtores rurais do interior do município capixaba de Colatina, já estão sofrendo com o período de estiagem. Uma produtora rural da região, em 15 dias conseguia tirar 1 mil quilos de banana com muita facilidade, hoje, em quase um mês, consegue colher apenas metade.

Os produtores estão tentando contornar o problema trocando parte da plantação por outras culturas, como o Pepino e o quiabo, pois consomem menos água, e a produção é mais rápida. Falta água para irrigar a propriedade, que fica no interior de Colatina e sempre dependeu do Rio Santa Joana.

O rio também está sendo castigado pela falta de chuva. O volume de água na barragem construída no leito está diminuindo e, abaixo dela, a água deu lugar às pedras e já nem corre mais. Em alguns trechos, ainda tem um pouco de água. Já em outros o rio está completamente seco, e o leito foi tomado pela areia. É possível caminhar por onde antes corria água. Já para os produtores de café, a lavoura floresceu, mas com pouca água muitos botões sequer nasceram — e a próxima colheita já está comprometida.

Sem água, os pés de laranja ainda não deram flor, e a plantação de aipim vai ter que esperar a chuva. A água do rio não é mais suficiente, e acabou o dinheiro para terminar a barragem construída no local. (fonte/foto:g1/es).

ESPAÇO EMPRESARIAL