Queimadas ao redor de Mantena são recorde em 2019

Duas questões que envolvem o meio ambiente são recorrentes em Mantena a cada ano, as enchentes e as queimadas. No entanto, o que temos visto nos últimos anos são agravantes que estão sendo registrados pela história como verdadeiras “Catástrofes”, ou seja, fenômenos que deixam o mantenense assustado sempre que os períodos se aproximam.

Em 2013 tivemos a maior enchente da história, com boa parte da cidade ficando debaixo d’água, afetando a vida de todos nós por meses. De lá pra cá, ações importantes foram feitas no que se refere à drenagem do córrego São Francisco que corta a cidade, porém ninguém é capaz de dizer se outro temporal igual aquele virá sobre nós.

Outra questão importante é se a proteção ao meio ambiente foi feita neste período, preservando nossas matas e topo de morro contra o desmatamento. Já neste seguimento ficamos devendo, e o outro problema recorrente que são as queimadas, essa sim, cresceu de forma recorde com boa parte da vegetação ao redor do perímetro urbano sendo devastada.

Seja por vandalismo, criminoso ou provocada, o número de queimadas que atingiram Mantena prematuramente desde o mês de Junho de 2019, vem crescendo e deverão continuar até a chegada da temporada de chuvas, que é em Novembro, ou seja, muitas áreas ainda serão destruídas pelo fogo.

O resultado destas queimadas são transformados em consequencias como: Diminuição da biodiversidade, emissão de gazes poluentes na atmosfera, agravamento do aquecimento global, prejuízos materiais, diminuição da fertilidade do solo perdendo matéria orgânica e ainda intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo. Ou seja, essa terra solta, sem proteção irá descer das encostas, obstruir os leitos de água, entupir as vias públicas e causar transtornos de um modo geral.

São problemas que merecem uma atenção especial das autoridades, Mantena já passou da hora de ter instalada uma Brigada de Incêndio, pelo menos para avaliar a situação e atuar em casos prioritários.

Este ano registramos queimadas que colocaram em risco várias residências e vidas humanas. Será que esta situação não merece uma reflexão maior? Não merece uma mobilização maior? Temos acompanhado o que vem acontecendo na Amazônia mas guardando as devidas proporções temos o mesmo problema aqui em nosso município.

Lembre-se, a qualquer sinal de queimada, ligue para a polícia militar através dos telefones 190 ou 3241-1465.

Estas são apenas algumas ocorrências que o portalmantena registrou este ano em Mantena, onde o fogo já destruiu grandes áreas ao redor da cidade.

Muitos destes incêndios considerados criminosos, afetando a qualidade de vida e ainda colocando vidas em risco.

ESPAÇO EMPRESARIAL