Mantena: Inverno 2019 com cara de Verão, cadê o frio?

Em Mantena neste ano de 2019, a estação mais fria do ano, “O inverno”, está com cara de verão. Os mantenenses vem estranhando o clima alterado, e aqueles que gostam de dias com temperaturas mais amenas, ainda não tiveram a oportunidade de sentir a queda nos termômetros.

A mínima registrada em Mantena este ano foi de 14 graus na madrugada do dia 7 de Junho, e olha que o inverno oficialmente só iniciou no dia 21 de Junho. Desde então, quem esperava poder se agasalhar com as roupas de inverno, ainda não teve a oportunidade de tirá-las do guarda-roupas, pois em Mantena o frio ainda não chegou.

O que tem acontecido é uma leve queda nos termômetros à noite, porém manhãs com dias secos, baixa umidade relativa do ar e ainda temperaturas na casa dos 34 graus em média.

As previsões feitas por institutos de meteorologia já mostravam que o inverno este ano seria mais curto. Influenciado pelo fenômeno El Niño, o inverno teria temperaturas acima da média.

Um dos efeitos do fenômeno, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil.

Essa influência deve deixar as temperaturas um pouco mais elevadas do que o esperado para a estação. Esse “calor”, com dias mais quentes, ou menos frios do que normalmente seria registrado, deve ser sentido na maior parte do inverno nos estados do Sul e do Sudeste e também no estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo o Climatempo, de todos os meses do inverno, julho será o mês com maior chance de termos sequências de 4 a 7 dias realmente frios.

ESPAÇO EMPRESARIAL