Mantena: Ambiental emite nota esclarecendo sobre as Onças

Diante das notícias envolvendo o aparecimento de onças na região, o Grupamento Ambiental da 8ª Cia MAMB, sediado em Mantena, emitiu esta semana uma Nota à imprensa, esclarecendo que:

  1. Foi registrado três casos envolvendo onça, sendo que ocorreram nos municípios de Mantena, Distrito de Barra do Ariranha e no município de Itabirinha.
  2. Grupamento Ambiental (Polícia Ambiental) de Mantena esteve em todos os locais verificando a veracidade dos fatos. Contudo, apenas na cidade de Itabirinha obtivemos informações e sinais de que naquele local apresentava indícios de ataque de onça parda.
  3. No caso de Barra do Ariranha, no local onde teria sido visto a onça parda e suas pegadas, tal situação não foram confirmados pelo morador, e nem encontramos qualquer sinal de presença daquele animal.
  4. No caso de Mantena, mais precisamente no Córrego do Bananal Ponciano, houve relato de testemunha que afirmou ter visto Onça Pintada, contudo, por se tratar de animal incomum em nossa região, e que também pode ser confundido com a Jaguatirica que também é pintada, e que não traz risco ao ser humano em condições normais em seu habitat. Não constatamos sinais da presença do animal, Onça Pintada, no Córrego do Bananal Ponciano.

Ultimamente está circulando um áudio nas diversas mídias sociais, citando o aparecimento de onça no Bairro Nicoline e Pires de Albuquerque, acompanhado da foto do animal. A pessoa que publicou faz menção de que aparecimento seria em “Mantena MG Brasil”. Após uma simples busca no GOOGLE, verificamos que a foto foi extraída Site Wikipédia (foto), site este disponível a qualquer pessoa na rede de internet.

Um vídeo (foto) também tem circulado nas diversas mídias e mostra uma onça parda atacando um cão onde quem compartilhou, diz ter o fato ocorrido no Laticínio da Vila Nova em Itabirinha. Apuramos que o vídeo foi publicado no YouTube em 2015 e que também está disponível na rede.

Diante dos fatos e das fake news (notícias falsas), temos a informar que todas as situações estão e serão verificadas “in loco”, ou seja, no próprio local. Informamos ainda que todas as fontes estão sendo analisadas e quando os fatos trazem dúvidas quanto a identificação ou testemunhos, estes fatos estão sendo registrados e encaminhados aos órgãos competentes, como Corpo de Bombeiros Militares em Governador Valadares e ainda noticiado ao escalão superior.

Cabe ressaltar e esclarecer que a Polícia Ambiental não faz o recolhimento (captura) de animais, apenas apoia os órgãos responsáveis como o já mencionado Bombeiros Militares, Secretaria de Meio Ambiente municipais e  ICMBIo. (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) Cabe também esclarecer que estes órgãos faz a captura de animais nos casos de animais acuados ou presos em armadilhas, foi o caso que ocorreu no ano passado no município de São João do Manteninha. 

A população não deve ficar alarmada com os registros de onça parda em nossa região, não se tem notícias de ataques desta onça a seres humanos, mesmo porque é um animal de hábito noturno, e caça presas pequenas como galinhas, porcos, roedores e outros.

Entretanto, alguns cuidados podem minimizar a aparição destes animais nas proximidades de fazendas e casas, como por exemplo, cercar galinheiros, cervas de porcos e outros locais onde são colocados animais domésticos.

Cabe alertar ainda que, o surgimento da onça parda fora de seu habitat natural (mata), é fruto da caça predatória de animais silvestres e das queimadas frequentes, sendo assim, o próprio ser humano tem contribuído para o desequilíbrio natural do nosso meio ambiente.

Por fim, o Grupamento de Meio Ambiente está à disposição da sociedade e pode ser contactada pelo telefone 33 3241-1465.

 

ESPAÇO EMPRESARIAL