Mantena: PM é informada que onças estão rondando a região

Fotos: Ilustração/internet

Na última semana, relatos começaram a circular pela internet e inclusive chegaram até à polícia Militar de Meio Ambiente em Mantena, informando sobre a presença de onças rondando propriedades rurais tanto no município de Mantena quanto na região.

Sem qualquer material fotográfico ou de vídeo confirmando esta presença, foram apenas informações escritas que circularam até que esta semana um trabalhador rural de nome Raimundo, procurou o escritório da PM Ambiental para informar que ele por três vezes teve que correr para não ser atacado por onças.

Ele informou à PM que trabalha em uma propriedade rural no córrego dos Poncianos, proximidades do distrito de Cachoeirinha de Itaúnas, onde na noite da última quinta-feira (1), ele estava debaixo de alguns pés de manga, conduzindo um animal, quando apareceu um casal de onças pintadas com três filhotes.

Ele se assustou, ficou bastante preocupado e então resolveu procurar ajuda, informando o caso à PM, para que alguma providência seja tomada, pois teme por sua segurança bem como de quem reside ou trabalha na zona rural, naquela imediações.

O policial militar que o atendeu informou que todas as providências serão tomadas pela Polícia Ambiental juntamente com outros órgãos ambientais para que a tranquilidade retorne ao campo.

No entanto pediu para que continuem atentos e a qualquer nova aparição dos animais mantenham a polícia de meio ambiente informada. Lembrando que este tipo de animal silvestre tem hábitos noturnos.

E com certeza por estarem com filhotes a caça por alimentos deve ser mais frequente. Nossa região não tem características de ser o habitat natural de onças pintadas, como sabemos a onça-pintada habita tanto florestas tropicais na América do Sul quanto áreas abertas secas e com inundações periódicas, como o Pantanal.

Já o animal mais comum na região é a onça Parda, que habita florestas tropicais e subtropicais, caatingacerradopantanaldesertos e montanhas.

A onça parda é o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento e a pesar até 80 kg. É um animal solitário, terrestre. Sua atividade é noturna. O seu território compreende áreas de 65 km2, necessita no mínimo 20 km2 para sobreviver.

ESPAÇO EMPRESARIAL