Barragem é vistoriada pela Defesa Civil em São Francisco

Fonte/foto:OContestado

Uma pequena barragem próxima da zona urbana do distrito de Monte Senir, foi vistoriada hoje, 6, pela Defesa Civil, para verificar se há risco de rompimento do vertedouro.

A barragem, que fica logo abaixo da captação de água da Cesan no distrito, chegou a ser dada como “estourada” no ano passado, após uma chuvarada que fez a água passar por cima do vertedouro, danificando-o parcialmente.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Renato Pinto Rosa, a verificação é de rotina. “Percebemos que o proprietário está fazendo a recuperação do vertedouro, o que é importante para evitar novos transbordamentos e erosão, uma vez a água que sai dali vai chegar até o distrito de Santo Antônio (Tatu) e pode provocar inundações pelo caminho.

Renato disse ainda que a barragem em questão foi elaborada por um técnico do Idaf, em serviço particular e tem uma estrutura bem feita, mas se a situação do vertedouro não for consertada, corre o risco de um rompimento.

Ele disse ainda, após o incidente de Brumadinho, as pessoas estão ficando preocupadas com as barragens. “Espero que, na sexta-feira, 8, a audiência pública cos técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) traga os esclarecimentos necessários para tranquilizar a população da região banhada pelo rio Itaúnas.(fonte/foto:OContestado).

ESPAÇO EMPRESARIAL