SAAE de Mantena participou em Goiabeira de encontro importante sobre saneamento

Sob o tema “A exigência da Regulação dos Serviços de Saneamento conforme a lei 11.445/07”, foi realizado na cidade de Goiabeira/MG na tarde da última terça-feira dia 4 de abril, uma importante reunião que contou com as presenças de prefeitos da região bem como de representantes e gestores de serviços de saneamento.

Entre eles o SAAE de Mantena esteve representado pelo seu diretor Sr. Paulo Abílio, acompanhado do servidor Olvy Jr. e do prefeito municipal de Mantena Sr. João Rufino. Na abertura do encontro falou o prefeito e presidente do CISAB, Zona da Mata, Sr. Márcio Moreira Victor, falando um pouco sobre o consórcio Intermunicipal de saneamento básico da zona da mata e seus objetivos.

O prefeito de Goiabeira Sr. Hélcio Nogueira também se pronunciou, dando boas vindas aos amigos que se deslocaram de tão longe para esclarecer algo mais tanto sobre o consórcio como também sobre a agência reguladora.  Aliás, uma boa explanação sobre os objetivos e metas do Consórcio Intermunicipal CISAB, foi apresentada aos presentes, mostrando desde sua criação, seus objetivos, suas conquistas e sua missão. Um relato que mostrou aos gestores presentes que caminhar em grupo, reunindo forças é muito melhor e mais eficiente.

O encontro continuou com todos acompanhando atentamente as realidades pela qual os serviços de saneamento irão enfrentar. As experiências da regulação dos serviços de saneamento conforme a lei 11.445/07 e o papel do CISAB zona da mata como ente regulador, cenário regulatório e de planejamento.

A exigência de conformidade com o plano municipal de saneamento básico e a perspectiva criada, foram outro temas abordados pelos profissionais Nelson Martins e Aureo que prestam serviços ao CISAB e tiraram todas as dúvidas dos presentes sobre estes assuntos que serão tema de muitas interpelações junto aos municípios nesta nova fase estrutural dos serviços de saneamento. Ao final um momento de perguntas e respostas (mesa redonda), foi ministrada e todos puderam tirar as dúvidas restantes.

O prefeito de Goiabeira tomou a palavra novamente e agradeceu a presença de todos, falou da importância deste encontro e do objetivo maior de andar firmando parcerias. Um delicioso coffee break foi servido encerrando assim este evento importante em Goiabeira, muito proveitoso e esclarecedor.

Participaram deste encontro além de representantes de empresas de saneamento, vereadores e alguns prefeitos entre eles o anfitrião Hélcio Nogueira (Goiabeira), João Rufino (Mantena), Léo Moreira ( São Félix de Minas),vice prefeito de Galiléia entre outros.