SAAE de Mantena apresenta Projeto de Ampliação às autoridades

Na última terça-feira dia 11 de Setembro, um encontro envolvendo autoridades e convidados aconteceu no pátio da ETA – Estação de Tratamento de Água em Mantena, onde estavam presentes representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário de Mantena.

Secretários municipais, Vereadores, o Prefeito municipal Sr. João Rufino e o Promotor de Justiça Dr. Reinaldo, estiveram visitando a Estação do SAAE responsável pelo tratamento e distribuição de água em Mantena.

O diretor da autarquia, Sr. Paulo Abílio foi quem conduziu este momento importante, onde aconteceu a apresentação do Projeto de Modernização e Ampliação da Estação de Tratamento de Água do SAAE/Mantena. Todos os presentes tomaram então conhecimento do custo total da obra, orçado em mais de R$ 598 mil reais e que será realizado em várias etapas.

Este projeto de ampliação visa atender o abastecimento de água que também cresce junto com a cidade, pois com o crescimento populacional a demanda pela oferta de água também é proporcional.

Atualmente a ETA SAAE em Mantena atende uma população de aproximadamente 21 mil habitantes com mais de 10 economias residenciais em funcionamento.

Várias avaliações foram feitas por uma equipe de engenheiros da empresa Consensu Engenharia e Sustentabilidade, e a conclusão foi entregue na forma de um projeto (apostila), que teve uma cópia entregue ao Prefeito Municipal e outra à Câmara de Vereadores.

Entre as obras de ampliação e melhorias, a ETA passará por uma substituição da Calha Parshall, Divisão das câmaras floculadoras e readequação das aberturas de passagem, redução da área dos decantadores e implantação de módulos lamelares (decantadores de alta taxa), vertedores triangulares na calha coletora de água decantada, implantação de novas cortinas difusoras na entrada dos decantadores, duplicação das unidades de filtração entre outras melhorias.

O projeto entregue detalha cada etapa desta grande obra de melhoria que o SAAE irá realizar no seu sistema de tratamento, justamente para continuar dando um passo sempre à frente no que se refere à qualidade no tratamento e fornecimento de água à população mantenense.

Em seguida a este momento de apresentação do Projeto de Ampliação, os convidados participaram de um café e na sequencia tiveram a oportunidade de conhecer os primeiros passos da execução deste projeto, que é a substituição da Calha Parshall, uma operação que foi delicada mas que aconteceu com sucesso na última quarta-feira dia 12 de Setembro.

O diretor do SAAE, Sr. Paulo Abílio fez questão de agradecer a presença de todos e convidou as autoridades a acompanharem de perto as etapas que serão executadas na sequencia, mostrando assim transparência e compromisso com o serviço público ainda mais à frente de uma estrutura tão importante que abastece uma cidade inteira com água de ótima qualidade.

ESPAÇO EMPRESARIAL