Mantena receberá o Cercamento de Nascentes e fossas Sépticas

Na noite da última quarta-feira dia 08 de agosto, foi dada a largada para a realização em Mantena da segunda etapa de um projeto de Preservação de Nascentes no município.

Esta nova etapa terá uma parceria entre o SAAE e Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

O projeto foi apresentado a produtores rurais no Córrego da Alegria, onde muitas famílias da comunidade foram convidadas e participaram de um encontro na fazenda do Sr. Nelson. A noite de informação às famílias daquela região, onde iniciará o projeto, teve início com uma oração, feita por um morador da comunidade.

Em seguida, o diretor do SAAE, Sr. Paulo Abílio falou aos presentes desta iniciativa do SAAE, “temos que seguir preservando e este trabalho de preservar nossas nascentes é necessário e de extrema importância para a comunidade”, disse o diretor.

O SAAE já realizou uma primeira etapa, cercando mais de 80 nascentes nos córregos do Turvo e Turvinho, e agora seguirá com este trabalho importantíssimo. Em seguida a bioquímica Cristiane, que trabalha na ETA/SAAE fez uma explanação (usando um projetor), sobre a importância do tratamento de água, seja na zona urbana como também na zona rural, e as implicações que uma água sem tratamento causa à saúde do ser humano.

Na sequencia o Sargento Edwalter, da polícia ambiental de Mantena falou sobre alguns assuntos, principalmente sobre o prejuízo das queimadas, as consequências e punições para os infratores, como também falou de segurança ao homem do campo, alertando sobre a violência que saiu das grandes cidades e chegou de vez ao interior e zona rural.

O presidente da APAM, Gilmar (IBGE), em suas palavras fez um balanço sobre as ações e projetos realizados pela APAM, e ainda o que pode surgir novamente como recursos de projetos enviados ao governo federal. A APAM em suas últimas ações, em parceria com a fundação Banco do Brasil cercou 25 nascentes no município de Mantena.

Já a Gestora Ambiental Ana Célia, que trabalha na Emater, falou sobre um belo projeto de instalação de Fossas Sépticas paralelo ao cercamento de nascentes, que alcançarão neste primeiro momento, propriedades rurais nos córregos da Alegria, Córregos Frio, Rochedo entre outros.

O secretário da Agricultura Carlão, também fez uma explanação sobre este projeto, sobre a parceria e os desafios de cercar as nascentes e ainda instalar as foças, no entanto, com esta parceria junto com o SAAE vê sucesso na execução destes projetos pela sua secretaria. Falou também dos desafios que o homem do campo enfrenta, mas acredita que aos poucos os benefícios estão chegando.

Para fechar a noite de reunião e de informações levadas ao homem do campo, o prefeito municipal Sr. João Rufino primeiro agradeceu a presença de todos e disse que nunca é tarde para começar, e acredita que será um sucesso este projeto.

Chamou também a atenção de todos para que se evite as queimadas, “não tem nada pior para uma propriedade o que o fogo faz com a vegetação e com a terra, afetando até mesmo a produção de água…. hoje estamos aqui para trazer melhorias para o produtor rural”, finalizou o prefeito.

Na sequencia ao encerramento da reunião foi servido um cachorro quente e refrigerante aos presentes. A reunião foi produtiva, agora é aguardar os trâmites legais para o início do projeto, aguardado por aquelas comunidades onde um trabalho importante como o cercamento das nascentes, será o ponta pé inicial para a chegada de outros benefícios.

ESPAÇO EMPRESARIAL