Dias mais secos em Mantena, queimadas mudando a paisagem

O período da estiagem parece que realmente chegou em Mantena e região, a cidade já não recebe chuva há alguns dias, principalmente aquela chuva que apaga a poeira e rega a vegetação.

O volume de chuva no último mês de junho totalizou mais de 26 milímetros distribuídos ao longo do mês, no entanto não foi suficiente para amenizar o clima, a umidade relativa do ar continua em média na casa dos 34% no período da tarde. É bom salientar que o processo de estiagem ainda não se agravou como em anos anteriores.

O problema maior são as queimadas, que pelo jeito já iniciaram. Na manhã desta segunda-feira (9), um sinal de fumaça logo se transformou em um incêndio que atingiu a parte alta do morro que fica na área central em Mantena.

As chamas atingiram mais de 2 metros de altura, consumindo a vegetação que já está seca ou secando neste período. Não se sabe ao certo como o fogo iniciou, no entanto é possível ver quintais completamente queimados na parte alta do bairro Santos Prates 2.

O temor era que as chamas e o próprio incêndio tomasse conta de toda vegetação de pastagem que ainda cobre a encosta, ou até que o fogo atingisse uma mata preservada, instalada na parte alta do Instituto Nossa Senhora de Fátima (colégio das irmãs), mas felizmente o fogo não avançou.

Era possível ver algumas pessoas tentando apagar o fogo na parte alta do bairro. Provavelmente pessoas que não queriam que o fogo consumisse um pouco de vegetação que ainda resta, que tem servido inclusive de alimento para algumas cabeças de gado que estão por ali.

A paisagem da cidade ficou cinzenta, clima ficou mais seco e o mantenense sentiu os efeitos.

 

ESPAÇO EMPRESARIAL