Vacinação contra a Gripe teve seu dia D em Mantena

A Campanha de Vacinação contra a Gripe teve seu dia D realizado em Mantena no último sábado dia 12 de Maio com postos de vacinação funcionando no Centro de Saúde, nos PSFs e ainda em uma tenda montada no meio da Praça Fernandes Filho no centro da cidade, onde alunos do CTES – Centro Técnico Educacional de Saúde, (monitorados por um professor), participaram como voluntários na campanha.

Equipes da área de saúde ficaram de plantão neste dia, com o objetivo de imunizar os mantenenses que procuraram se vacinar.

De acordo com a enfermeira Patrícia Vaz, mesmo após a realização do dia D, o cronograma segue a mobilização nacional e a expectativa do Ministério da Saúde é aumentar a quantidade de vacinados, que até agora chegou a 26,4% do público-alvo (13, 6 milhões de pessoas) no país.

Fazem parte dos grupos prioritários as crianças a partir de 06 meses até menores de 05 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, idosos a partir de 60 anos, portadores de doenças crônicas com atestado médico, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da saúde.

A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Os principais sintomas da gripe H1N1 são os mesmos de um estado gripal comum: febre que dura entre 3 e 5 dias, tosse seca, secreção e dores no corpo.

Procure o quanto antes de prevenir, vacine-se aproveitando as ações desta Campanha Nacional, sabemos bem que o período mais crítico ainda está por vir, que é a aproximação do inverno e consequentemente onde surgem os casos de gripes e resfriados.

 

ESPAÇO EMPRESARIAL